Métodos de Trabalho - Autônomos e Imobiliárias

Espaço destinado à discussão de questões relacionadas com a formação profissional, cursos, palestras, relação com mercado, com imobiliárias, direitos de deveres do Corretor ou Corretora de Imóveis.
flaviomc66
Aprendiz 2
Aprendiz 2
UF: RN
Fone: 84 30910574

Re: Métodos de Trabalho - Autônomos e Imobiliárias

Mensagem por flaviomc66 » 23 Fev 2009, 09:31

Ruiz,
Em tempo: de que forma seria administrada a conta, em banco, da associação. Conta conjunta e todos assinam ao mesmo tempo?
Sds
Flávio Moura

meriti
Colaborador
Colaborador
Registro Profissional: 76239
UF: SP
Fone: 11 73043954

Mensagem por meriti » 25 Fev 2009, 00:33

Olá colegas!
Ruiz, eu ia pedir exatamente o que o colega solicita na postagem anterior. Como faço tb para adquirir o programa que vc mencionou "parecido com um prontuário médico?"

Quanto ao PF, infelizmente é uma MALDIÇÃO, pois é inerente ao ser humano. É a maldita cobiça, ganância, "lei do Gerson", que incentiva: "...leve vantagem você também..."
É questão de caráter. No mês passado eu deixei de fechar uma boa venda porque o "parceiro", que era uma mulher, me chamou para fazer PF. Pessoas desse tipo não trabalha comigo.

Fraterno Abraço.

Ivan Meriti - CRECI 76239-SP

ruiz
Staff
Staff
UF: RS
Fone: 51-9 92261244
Contato:

Mensagem por ruiz » 28 Fev 2009, 20:06

Com relação ao tal programa tipo "prontuário médico" eu abandonei porque adotei um sistema completamente diferente de trabalho (outro sistema de informática, inclusive) - acho que para obter uma coisa similar e que possa ser usada de forma mais automática, só contratando o desenvolvimento (idéia: vários corretores e imobiliárias podem se juntar e contratar uma rotina que seja útil para todos:: estimo o custo em uns R$ 1.000 - é só dividir que fica barato).

Quanto a relação corretorXimobiliária, postei um artigo que pode ajudar na reflexão sobre esse assunto:

http://www.forumimobiliario.com.br/Outr ... iaria.html
José Ruiz
JR&A
Esqueça os rótulos. Seus atos são inclusivos ou excludentes? É tudo que eu preciso saber a seu respeito.
Imagem

gentilfarias
Ativo!
Ativo!
UF: PE

Mensagem por gentilfarias » 05 Mar 2009, 12:15

Acho muito difícil trabalhar um web site de imóveis e esta a serviço de uma imobiliária, voçê vai ficar mal visto pelo proprietário e pelos colegas corretores eles que não vão querer ter suas opções anunciadas por você. além disso tem muitos sites de classificados de imóveis grátis, como balcão, classificados brasil, até mesmo o zap com custo por anuncio e bom retorno no RJ. , seria mais eficiente e simples você anunciar nesses espaços suas próprias opções, assim você também fará captação de compradores potenciais para direcionar para opções do estoque da imobiliária ampliando muito sua carteira de compradores dependendo menos das fichas distribuídas no salão na sua vez de atendimento. conheço colegas que trabalham em grandes imobiliárias e ficam vários dias sem receber uma ficha gastando tempo dinheiro alimentação etc... vão trabalhar e não produz absolutamente nada se não fez uma captação ou não atendeu nenhuma ficha, esse método arcaico era muito usado quando o mercado dependiam exclusivamente de anúncios de jornais e telefones e a maioria dos corretores não tinha recursos para bancar esse elevado custo. hoje qualquer um tem telefone e os anúncios se multiplicam na internet todo dia tem um novo site de classificados grátis pessoas que fazem bons sites para ter trafego e ganhos com anúncios segmentados e vendas de banners
se quiser ter um site próprio e melhor trabalhar sem vinculo com imobiliárias
Sistema (4X1)
trabalhei em uma imobiliária onde funcionava com o sistema 4 por 1 o que é isso? e o seguinte e Corretor da imobiliária tal, usa toda a estrutura da imobiliária, e seu lugar de trabalho, tem a recepcionista/ secretária que abre e fecha a loja que atende seus recados e anota e guarda para voçê prepara propostas e recibos , tem sua mesa seu armário etc você faz ligações do seu próprio telefone usa a rede sem fio para conectar a internet se tiver notebook ou usa o pc da imobiliaria para responder emails e tem seu próprio site faz parceria com quem você quiser, você mesmo faz seu horário qual é o seu custo, de toda venda você bonifica para imobiliária 20% do que você receber ou seja 1% dos 5% que é o usual de honorários/comissão no mercado daí o termo( 4por 1) os outros 4% você negocia como quiser. agora você faz tudo. da captação ao fechamento e recebimento, pode fazer parceria com outro colega dentro da imobiliária ou fora dela sempre reservando os 20% da imobiliária nessa imobiliária que trabalhei a cota mínima era de 500 reais por mês com carência de 3 meses se você não vendesse em 3 meses teria que pagar 500 reais ou desocupar sua mesa para outro corretor entrar. na sua vaga, essa imobiliária que trabalhei funciona a 20 anos nesse sistema com 12 Mesas. morei 30 anos no RJ e comecei como corretor a 12 anos, me mudei para Pernambuco há 1 ano abrimos nosso escritório imobiliário e estamos adotando esse sistema aqui no Recife, no momento temos 4 mesas espaço para 4 corretores, e claro que é preciso ter afinidades e confiança mútua com os parceiros que vamos receber no nosso escritório além de o candidato ter perfil empreendedor, pois a ele nada será cobrado a não ser a sua cota mínima trimestral, mais isso não é suficiente e apenas uma contribuição ajuda de custos o ideal e ter receita de vendas todo mês. Tem o risco do PF? claro que tem, não existe sistema seguro, embora toda opção tem que estar cadastrada no escritório. isso reduz bastante o risco do (PF) se for pego com opção na "manga" tá fora! se fizer PF e for pego. o colega fica visto como ladrão e um custo muito caro para qualquer reputação. muito colegas vão sabe e sabe como é noticia ruim corre depressa aguardo comentários e boas vendas a todos...

SauloBezerra
Altruísta
Altruísta
Registro Profissional: 7700PF
Fone: + 55 081 8748 99 61
Contato:

Mensagem por SauloBezerra » 05 Mar 2009, 23:04

Olá Gentil

Muito boa a iniciativa essa do 4 x 1, Algumas coisas no que diz respeito a rotina, eu acho que não ficaram bem claras, mas o principio da idéia me parece como se fosse um funcionamento de um escritório virtual , com a diferença que o ambiente seria único, onde todos os envolvidos estariam se utilizando do mesmo espaço apenas voltado para o mercado imobiliário.
Seria eu acredito muito interessante se voce detalhasse todo o processo.

gentilfarias
Ativo!
Ativo!

Mensagem por gentilfarias » 08 Mar 2009, 17:25

Olá Saulo Bezerra
muito obrigado pelo seu interesse vou tentar explicar
e exatamente como vocÊ imagina
a estrutura fisica é igual a uma imobiliária de pequeno ou medio porte
a diferença é que cada corretor e seu próprio gerente pode até trabalhar em duplas ocupando apenas uma mesa poderia até não ir ao escritório pois tinha a recepcionista para atender os meus recados.
vamos supor
você com ou sem sócio, tem um escritório imobiliário ou pequena imobiliária
tem seus custos fixos aluguel, telefones, recepcionista luz etc.
vamos supor que apenas vc e seu sócio produzem receita,
Então todos os fundamentos do trabalho de corretor vai depender apenas de uma ou 2 pessoas por mais que se trabalhe nunca vai conseguir produzir por 4,5 ou dez corretores
Então você oferece espaço no seu escritório para corretores que trabalham em casa ou na rua sabemos que existe muitos, ou até aqueles colegas que estão em grandes imobiliárias mas, que planejam trabalhar por conta própria. Mas não tem recursos para iniciar
Você dispõe de espaço no seu escritório e coloca 2 mesas para corretores 4X1 eles usam o telefone da imobiliária apenas para receber ligações de anúncios para ligar eles ligam do próprio telefone celular ou embratel ou pedi um telefone fixo oi em seu próprio nome.
você terá que disponibilizar toda estrutura fixa como um escritório virtual.
Vamos supor agora uma venda de 100 mil = comissão/honorários R$5.000,00
O corretor lhe paga R$ 1000.00 e fica com R$4.000,00
Isso e de toda venda que ele fizer de uma opção que colocou no escritório/imobiliária quando vender vai dar para a casa 1% dos 4% da comissão/honorários ou seja 20% dos 100% dos recebimentos. Isso amplia muito a perspectiva de receita e produtividade porque vai ampliar o estoque de opções e parcerias
Vamos supor que você tem um cliente que compra a opção do colega, ele faz uma parceria com você ou outro corretor como fica a distribuição dos recebimentos
40% para o dono da opção 40% para quem apresentou o cliente, e 20% para a o escritório
No exemplo acima comissão de 5 mil 2mil para o dono da opção+ 2mil para quem apresentou o cliente+ 1mil para o escritório
Anúncios em jornal por conta do corretor você pode até exigir que coloque o nome do escritório/imobiliária no anuncio de jornal faça ou compre um site dinâmico que pode ser atualizado facilmente como esse espaço aqui que e um sistema de conteúdo dinâmico chamado - joomla coloque todo o estoque no site da internet e tenha uma recepcionista para distribuir as fichas de chamada com todo cliente cadastrado e informando para qual imóvel ligou que pertence a tal corretor dia hora etc. assim vc vai ter um pouco de controle das visitas caso tenha duvidas pode pergunta será um prazer responder
um abraço e boas vendas...

SauloBezerra
Altruísta
Altruísta
Registro Profissional: 7700PF
Fone: + 55 081 8748 99 61
Contato:

Mensagem por SauloBezerra » 09 Mar 2009, 08:26

Obrigado Gentil

Esclareceu alguns pontos do funcionamento do processo e na verdade é bem interessante.
Na minha opinião acho que pode ser uma boa opção, entretanto o percentual de 20% para o escritório, não que esteja achando muito, até porque seria necessário conhecer o espaço para tecer algum comentário sobre o local.
Apenas a proporção de serviços me pareceu muito pequena para o usuário, uma vez que ele apenas terá apenas como um serviço o qual é de fundamental importância a pessoa para atender todas as suas ligações na sua ausência.
No demais ele arcara com custo de ligações que já tem, imagino que qualquer tipo de custo dom impressões de documentos tambem deve ser seu, equipamento como um laptop, bem como outras despesas administrativas.
Mas no geral sim e uma boa alternativa, principalmente para quem não quer bancar todos os custos iniciais de montar um escritorio, o qual sabemos, pode não parecer mas é bastante alto.
Obrigado colega.

gentilfarias
Ativo!
Ativo!

Mensagem por gentilfarias » 10 Mar 2009, 15:31

O sistema 4X1 e exatamente isso como um escritório virtual como uma cooperativa onde cada participante contribui com uma cota mínima mensal ou 20% dos 100% da comissão recebida, onde ele ocupa apenas uma mesa e usa toda a estrutura da imobiliária.

exemplo em uma venda com 5 mil de comissão o corretor paga 1 mil para a imobiliária

assim ampliasse a carteira de opções multiplicando-se as oportunidades de venda (todo o processo e por conta do corretor captação visitação e fechamento )

ele ficará sempre com os 4 % para negociar como quiser parceria interna ou externa. sei que funciona com imóveis de terceiros com lançamento não sei como funcionaria

fabifcl
Newbie
Newbie

Mensagem por fabifcl » 13 Ago 2009, 19:16

Uma coisa que vejo acontecer muito aqui em Atibaia é que existem várias "imobiliárias" sem cnpj e que possuem um dono. Esse dono não tem sócios, o que ele tem são corretores que trabalham para ele de segunda a segunda sem salário e sem nenhuma ajuda de custo. É claro que essas imobiliárias não conseguem formar um quadro de colaboradores duradouro, porque ninguém aguenta ficar nessa situação por muito tempo...

Quero parabenizá-los pelo fórum, pois tem discussões e informações preciosas e que estão me ajudando muito nesse começo...

Abs.

Chagas
Newbie
Newbie
Registro Profissional: 75764
Fone: 19.2121.7896
Contato:

Mensagem por Chagas » 16 Set 2009, 16:54

Ruiz, boa tarde.

Gostei muito de sua matéria.

Só mais uma díca: Como são distribuidos os 65% entre os seus colaboradores ?

Obrigado

Fernando Chagas
Fernando Chagas - Negócios Imobiliários
E-mail: chagascorretor@creci.org.br
http://www.fernandochagas.com.br

Responder

Voltar para “Profissão: Corretor de Imóveis”