Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Espaço destinado à discussão de questões relacionadas com a formação profissional, cursos, palestras, relação com mercado, com imobiliárias, direitos de deveres do Corretor ou Corretora de Imóveis.
Avatar do usuário
MarcioJCM
Aprendiz 3
Aprendiz 3
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Set 2008, 14:47
Registro Profissional: 2054
Cidade: Arapiraca
UF: AL
Fone: 82 35301890
Contato:

Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por MarcioJCM » 30 Set 2008, 16:56

Olá pessoal, tudo bem?
Resolvi criar esse tópico para centralizar e facilitar a troca de informações entre nós...
Tendo em vista que a INTERNET é o meio mais usado para ficar informado acerca do que acontece no mundo e é a ferramenta mais acessível e dinâmica para estar inteirado daquilo que acontece em nossa classe, no que diz respeito à troca de conhecimentos, entendo ser IMPRESCINDÍVEL este tópico para TROCARMOS CONHECIMENTOS. :wink:
Considerando que busquei formas GRATUITAS (na internet) de estar mais ligado no dia-a-dia e nas transformações que ocorrem na nossa profissão - e o Fórum Imobiliário é uma dessas formas - e NÃO ENCONTREI QUASE NADA! Por isso, criei esse tópico para permitir que AQUELES QUE TEM MATERIAL GRATUITO (NOS SEUS PCs, CDs...) OU SAIBAM DE FONTES DE CONTEÚDO ONLINE e QUEIRAM COMPARTILHAR com os demais, sintam-se à vontade para responder a esse tópico descrevendo o material que dispõem e o e-mail/link para nos mantermos antenados nas transformações no mundo atual, tão globalizado!
Tenho certeza que muitos serão beneficiados a partir desse tópico, mesmo por que a partir desse tópico poderá ocorrer discussões, análises...
:arrow: Desde já, AGRADEÇO A TODOS QUE COLABORAREM - Sei que falo em nome de muitos! - com materiais e com aqueles que fizerem sugestões e/ou críticas (construtivas!).
Um abraço a todos e que Deus os abençoe ricamente...!!!
Márcio José Cardoso Magalhães
Consultor Imobiliário
CRECI-AL 2054

Avatar do usuário
ruiz
Admin Fórum
Admin Fórum
Mensagens: 468
Registrado em: 05 Nov 2004, 16:02
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Fone: 51-9 92261244
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Re: Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por ruiz » 30 Set 2008, 17:06

Legal a idéia. Se toparem, podemos montar uma biblioteca. Basta organizar, por exemplo:

ebooks
Leis
Formulários
etc...

Aí a gente coloca num "tópico anúncio" ou algo assim. Eu tenho algumas coisas.

Aguardo uma proposta de organização aí é só ir enviando o material.

Abraços
José Ruiz
JR&A
Esqueça os rótulos. Seus atos são inclusivos ou excludentes? É tudo que eu preciso saber a seu respeito.
Imagem

Danny
Autoridade
Autoridade
Mensagens: 25
Registrado em: 03 Set 2008, 15:56
Registro Profissional: 38975
Cidade: Nova Friburgo
UF: RJ

Re: Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por Danny » 03 Out 2008, 11:08

Posso ser o primeiro ? :D
Lá vai:
http://www.jurisway.org.br/
Excelente site jurídico com centenas de cursos online totalmente gratuitos. Vários sobre contratos, locação, condomínio. Basta clicar na coluna à esquerda (Cursos gratuitos online). Tem também vários modelos de documentos divididos por assunto: imobiliários, civis etc. Enfim, como a corretagem e o direito separam-se por uma linha tênue (quase inexistente), acho de grande valor seu acervo, munindo os profissionais com material de ótimo padrão. Cliquem e digam-me o que acharam.
Aproveitando o tópico "troca...", estou precisando de um programa (necessariamente gratuito), software, para locação. Como estou começando e em fase de captação de imóveis (aceito, também, sugestões de como melhor fazê-lo), não gostaria de colocar um "super software" pago, logo de cara. Sei que existe um tópico sobre softwares, mas não achei nada com conteúdo grátis. Sei também que sendo gratuito a qualidade tende a cair... Mas como ainda tenho poucos clientes, gostaria de algo simples e eficaz (cadastro de clientes, confecção de contratos e recibos, controle de datas de vencimentos, reajustes, renovações, busca etc). Se alguém puder ajudar... Aguardo a colaboração
Grande iniciativa, é o que precisamos !!!
Ah Ruiz, vou pesquisar sua dúvida sobre aquela compra de 1 imóvel por 2 casais e depois escrevo naquele tópico. Porém sem pesquisar, necessariamente vc terá que fazer uma extinção de condomínio. Ação razoavelmente rápida (com condição de toda documentação ok, claro). Como o Juiz certamente pedirá uma avaliação judicial do bem (para fins de partilha e compra da parte por terceiros ou outros condôminos) vc pode juntar 3 avaliações de mercado, poupando assim tempo. A separação do casal será feita normalmente (50% para cada, ou 25% do imóvel, como queira rsrsrs) e a ação extinguirá a relação condominial entre todos. Te aconselho a propor (caso já esteja na iminência de ocorrê-lo) que os demais condôminos adquiram a parte), restando certo que se assim não o quiserem, terão que, novamente, constituir condomínio com terceiros, o que será, certamente, mais dispendioso.
Putz, acabei me estendendo demais...
Bem, meus honorários pela consulta são vc me passar um bom software de locação gratuito :lol: :lol: :lol:
Abraço a todos

Avatar do usuário
ruiz
Admin Fórum
Admin Fórum
Mensagens: 468
Registrado em: 05 Nov 2004, 16:02
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Fone: 51-9 92261244
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Re: Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por ruiz » 03 Out 2008, 14:55

Valeu pela dica Danny. Mas acho que não terei uma solução à altura para a contra-partida. Explico:

No mercado de softwares, coisas grátis realmente eficazes só existem quando atingem um público muito grande, com perspectiva de ganhos por outros meios (treinamento, consultoria, plugins, etc) e normalmente são construídas por comunidades. É o caso do Wordpress, do Joomla, do PHPBB, entre vários outros. Normalmente eles seguem padrões mundiais de desenvolvimento.

Em nosso caso, o mercado é muito específico e é provável que qualquer software gratuito não satisfaça a sua necessidade, além de oferecer uma solução proprietária que vai lhe dar dor de cabeça no futuro (a sua imobiliária cresce e você não consegue migrar os dados). Se você quiser testar, vão algumas dicas aí (eu não testei), mas antes de colocar para rodar, leia o que escrevo logo abaixo:

http://baixaki.ig.com.br/download/Ageo.htm
http://superdownloads.uol.com.br/downlo ... -gratuito/

Em se tratando de software para a locação de imóveis, você pode considerar duas funções básicas: “vender” a locação e “administrar” a locação. Para vender você precisa de uma solução web, que pode rodar localmente (pergunte a um técnico como), mas que essencialmente seja acessível pelo maior número de pessoas possível. Essa solução é muito parecida com o que se usa hoje para venda. Existem várias opções, inclusive gratuitas. Alguns exemplos (gratuitos) estão abaixo:

http://www.vivaemfloripa.com.br/
http://www.locatelimoveis.com/index.php ... &Itemid=35
http://www.jurereclass.com/portal/compo ... /Itemid,1/
http://www.casatrancoso.com.br/cti/inde ... e&Itemid=1
http://zulmarimoveis.com.br/index.php

Todas essas soluções foram feitas com o Joomla (assim como o portal do Fórum) e todas são gratuitas. Para ter um site assim, ou você domina a informática, ou estuda, ou contrata alguém que faça para você (baratinho, o software em si é gratuito), sendo o ideal contratar alguém, estudar, aprender junto e dominar a informática. Existem várias outras soluções com o Wordpress.

Divulgação garantida.

A segunda parte, a administração da locação, você pode fazer nos moldes tradicionais mesmo, ou seja, fichas, Excel, banquinho de dados no Access, etc. Quanto menos complicado, melhor. O mais importante é você ter um sistema de trabalho dentro da sua imobiliária para não perder prazos (essencialmente). Até porque, você tem poucos imóveis. Quando o trabalho estiver muito grande, compre uma solução completa.

A vantagem, é que você pode crescer sem gastar muito, e os dados estão em um formato praticamente universal, o que permitirá uma migração para sistemas mais robustos. Além disso, se você fizer um bom trabalho neste sentido, você consolida um domínio e isso vale a pena.
José Ruiz
JR&A
Esqueça os rótulos. Seus atos são inclusivos ou excludentes? É tudo que eu preciso saber a seu respeito.
Imagem

Brasileiro

Re: Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por Brasileiro » 04 Out 2008, 13:06

Olá pessoal,

eu discordo totalmente.
Pela minha experiencia, os softwares gratuitos somente valem para o uso particular, para ter uma ferramente professional para uma empresa de qualquer ramo - é necessário de contrator um professional na areá de desonvolvimento de publicidade de marketing na internet.
Depois precisa ser programado um software individual para atender as necessidades de cada ramo e leva em consideração o mercado dele.
Pois a cada real investido nesses caras valem muito dinheiro, sendo que num futuro próxima a metade de todos as empresas vão desaparecer por causa da internet e dos habitos criados pelas próprias pessoas.
Somente quem está bem colocado na internet vai sobreviver !!!

abraços
Alexander

Danny
Autoridade
Autoridade
Mensagens: 25
Registrado em: 03 Set 2008, 15:56
Registro Profissional: 38975
Cidade: Nova Friburgo
UF: RJ

Re: Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por Danny » 06 Out 2008, 10:22

"Brasileiro", sem ofensas, mas vc é um técnico em informática, né não ?! (rsrsrsrs :lol: :lol: :lol: :lol: )
Ruiz, valeu pela dica, mas não entendo quase nada de "acces" e muito pouco de "excel"... Vou testar o rápidoefácil, vc teria um destes programas já prontos (do acces ou excel)?
Abraços

Brasileiro

Re: Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por Brasileiro » 06 Out 2008, 12:11

"Danny", sem ofensas, mas vc é entendo algo sobre os sites de buscas e programação, né não ?! (rsrsrsrs :lol: :lol: :lol: )

Um exemplo simples, para quem não entende da máteria.

Veja seguinte situação.
Um site publica uma materia qualquer e com isso gerar um texto único na internet, certo.
Outro site faz uma copia da materia e publica em seu site e faz isso com todos os outros materias no site dele, além que é proibido esse site não vai muito para frente, pois é somente uma cópia de outros sites que publicarem antes as materias e por isso facil de qualificar para sites de buscas, certo.

Por isso na internet, o que é importante, é ter um conteúdo único e o mais importante um conteúdo qualificado e interessante, pois tem muitos outros itens importantes...
Agora veja seguinte situação.

Um site qualquer, pode ser um site imobiliário, certo.
Instala em seu site um produto qualquer (programação XY para imobiliárias), certo.
Visualmente fico 10, ótimo, só o que ele não sabe, que o a programação XY, é uma programação para imobiliárias e vai ser ainda vendida e instalada até centenas de vezes....
Agora mim diz qual desses 100 sites com a mesma programação e com assunto quase igual ficaria melhor posicionado nos grandes sites de busca como google, yahoo e msn ??

Ai, pode ver que não vale não.
Melhor contratar um professional, que sabe o que faz e entenda os sites de busca, tudo bem, custa bem mais, mas o retorno e a sobrevivencia é garantida.
Esse é a diferença.
E não é por nada, a maioria das imobiliárias reclamam, e acham que a internet não dar o retorno esperado, porque infelizmente não entende de nada sobre a materia. ok.
É só isso.

abraços
Alexander

Avatar do usuário
ruiz
Admin Fórum
Admin Fórum
Mensagens: 468
Registrado em: 05 Nov 2004, 16:02
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Fone: 51-9 92261244
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Re: Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por ruiz » 06 Out 2008, 15:02

Eu concordo em parte com o colega Brasileiro, aliás, a minha resposta diz exatamente isso. Mas existe uma forte ressalva.

1ª “Agora me diz qual desses 100 sites com a mesma programação e com assunto quase igual ficaria melhor posicionado nos grandes sites de busca como google, yahoo e msn ??” R - O que vai definir o posicionamento de um site é a sua estrutura e aderência aos padrões web, o seu conteúdo, sobretudo a densidade de palavras chave e o contexto do site. Independente se ele for feito para 1 pessoa ou 1 milhão delas. Por exemplo, qualquer conteúdo postado no Wordpress é quase instantaneamente indexado pelo Google (experiência própria). Tanto é que existe o fenômeno do blog, base da Web 2.0. Conheço milhares de sites feitos sob encomenda, altamente personalizados, que simplesmente não vão prá frente (PS.: eu sou editor do Dmoz).

2ª Acho correto o investimento em um site personalizado, mas não para obter o padrão de sites imobiliários que existem hoje no mercado. Ou seja, não adianta chamar de personalizado uma coisa que é igual a todas as outras. Aí é querer reinventar a roda. Se debruçar sobre um projeto e desenvolver uma solução na web é com certeza uma ótima opção, mas aí já estamos falando de um investimento na casa dos vinte a trinta mil reais, no mínimo. Para quem pode investir isso, vale a pena. Porém, se você não pode fazer um investimento desses, na minha opinião o melhor é optar por sistemas abertos, sem prejuízo para a contratação de um técnico que configure esse sistema adequadamente.

Danny, o Access e o Excel são o banco de dados e a planilha da Microsoft. Para ambos os casos, pode ser que exista uma solução para automação interna de uma imobiliária, mas eu desconheço. Porém, o que eu sugeri é que você mesmo desenvolva isso, considerando a hipótese de você ter poucos clientes. Nada de excepcional, apenas um controle de contas... Uma coisa é certa, e nesse sentido o Brasileiro tem razão: ou você estuda essas ferramentas ou contrata alguém para fazer. Vou fazer uma analogia com o processador de texto: ou você aprende a fazer seus textos ou contrata uma secretária, entendeu?
José Ruiz
JR&A
Esqueça os rótulos. Seus atos são inclusivos ou excludentes? É tudo que eu preciso saber a seu respeito.
Imagem

Brasileiro

Re: Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por Brasileiro » 06 Out 2008, 17:31

Olá Ruiz,

bom o que vc diz, é a realidade no momento brasileiro, mas eu conheço o mercado alemã (sou austríaco) que está alguns anos em frente do mercado brasileiro e mais ou menos um ano atrás da America, pois lá quase todos as assuntos e ramos é bem disputados por inúmeros professionais na área.
Aqui no Brasil ainda não temos isso, eu digo ainda, mas a cada ano que passa, mais dificil se torna tudo isso.

Por isso, com a minha experiencia eu digo, que sistemas patrocinados como WordPress e Co. estão inferiores ao qualquer programação feito sob medida e sob o controle de um professional na area de publicadade e optimação para os sistemas de buscas.
Pois a melhor maneira de chamar atenção é ser diferente, tanto no conteúdo, tanto na qualidade e diferença da programação (códigos).

A única coisa que Blogs tem de vantagens, é a integração de outros blogueiros, mas pensando em uma empresa com foco imóveis ou altamente visualisado ao gerar lucro (venda, negócios, etc...) - um sistema de Blog não é que eu posso recomendar não.

A respeito que vc achar que o custo para uma programação individual será em torno de 20 - 30 mil reais, ai discordo.
Pode ser sim, que tem empresas que fazem isso por um preço tão absurdo, acredito que por max. 10 mil terá tudo que precisa... ;-)
Infelzimente já viu sites nesse valor que vc mencionou e na minha opinião não valem nem 1000 reais... ;-)
Posso dizer isso, pois tenho mais de 20 projetos em 3 linguas (espanhol, portugues e alemão) e tenho muito experiencia no assunto.

abraços
Alexander

Avatar do usuário
ruiz
Admin Fórum
Admin Fórum
Mensagens: 468
Registrado em: 05 Nov 2004, 16:02
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Fone: 51-9 92261244
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Re: Troca de conhecimentos (crescimento profissional)...!

Mensagem por ruiz » 06 Out 2008, 19:24

Sem chance. O mercado de informática na Alemanha não é maior do que o brasileiro. O da Áustria, não chega nem perto.

O Brasil deve se tornar, em menos de três anos, o terceiro maior mercado mundial de computadores. Hoje na sétima posição, o país deve superar, até 2010, a França, o Reino Unido, a Alemanha e o Japão nesse segmento, ficando atrás apenas de EUA e China. Essa é a previsão da Intel, maior fabricante mundial de processadores e chips para computador”. Essa previsão foi feita em 2007: Fonte

O Brasil entrou em 2008 na quinta colocação, atrás apenas dos EUA, China, Japão e Reino Unido, portanto à frente da Alemanha. Em Abril deste ano, o Brasil ultrapassou o Reino Unido, ficando atrás apenas de EUA, China e Japão: Fonte

O maior número de usuários do Orkut no mundo está no Brasil. O segundo país que mais acessa o Youtube é o Brasil, atrás apenas da Espanha, o país nº 1 em tempo de acesso na Web é o Brasil, onde, aliás, o gigante Google possui a maior taxa de eficiência do planeta, diferente, por exemplo, da Suíça, onde o site do Google bateu recorde de ociosidade (48 minutos – o máximo no Brasil é de 3 minutos).

Ou seja meu amigo, “devagar que o santo é de barro”. Em se tratando de informática o Brasil está numa posição bastante confortável. Não vamos confundir a excelência econômica e cultural (uma realidade invejável e respeitadíssima na Alemanha) com o desenvolvimento e uso de recursos de informática. E é fácil constatar isso: todos os lançamentos dos principais players do mercado mundiais são lançados simultaneamente no Brasil. Quase todos os grandes softwares do momento são traduzidos para o português (do Brasil = pt_br).

Esclarecido esse ponto, eu sou obrigado a comentar um detalhe do seu post: “que sistemas patrocinados como WordPress e Co. estão inferiores ao qualquer programação feito sob medida e sob o controle de um professional na area de publicadade e optimação para os sistemas de buscas”. Desculpe, mas essa afirmação não tem nenhum fundamento, muito pelo contrário. Não necessariamente o Wordpress, mas sistemas similares, feitos por comunidades e distribuídos gratuitamente (GNU) são os que determinam os padrões de mercado. Especificamente no caso do Wordpress:

* Gera XML, XHTML, e CSS em conformidade com os padrões W3C
* Gerenciamento de ligações integrado
* Estrutura de permalink amigável aos mecanismos de busca
* Suporte extensivo a plug-ins (um monte deles, desenvolvidos por gente em todo o mundo)
* Categorias aninhadas e múltiplas categorias para artigos
* TrackBack e Pingback
* Filtros tipográficos para formatação e estilização de texto corretos
* Páginas estáticas e dinâmicas
* Múltiplos acessos
* Suporte a tags, etc., etc.

Duvida da eficiência desse software gratuito? Faça um teste nos sites (inclusive no seu). Ser “web standard” não é só colocar o aviso no início do site: veja se realmente é informando a url aqui: http://validator.w3.org/

Aí você pensa: “ah... mas é apenas um blog...”. Então veja isso:
http://www.nwcolorado.com/
http://realiventblog.com/wp-content/upl ... isting.jpg
http://realestatethemes.com/demo/

E milhares de outros exemplos...

Ou seja, ao invés de reinventar a roda, e querer competir com os maiores cérebros do planeta, focados no desenvolvimento de ferramentas cada vez mais eficientes, é mais negócio saber utilizar a tecnologia que está pronta e auxiliar um monte de usuário que existe no mercado e que não está disposto a aprender a configurar o sistema. É muito improvável um cara sozinho desenvolver códigos mais eficazes do que essas “comunidades”, pelo menos não ao custo que se coloca na mesa atualmente.

É preciso conhecer um pouco mais: Wordpres e Joomla, só para ficar nesse exemplo, são plataformas onde você implanta muito mais do que um simples blog.

Outra afirmação que precisa ser revista é “acredito que por max. 10 mil terá tudo que precisa...”. Como assim? Você sabe o que eu preciso? Conhece a estrutura de uma imobiliária, seus fluxos, seus processos. Sabe quais são as minhas estratégias de marketing sustentadas em tecnologia de informática?? Não funciona dessa maneira... Uma solução na Web pode custar muito mais do que os R$ 30 mil mencionados. Basta lembrar que uma imobiliária tem setor financeiro, administrativo, pessoal, marketing, vendas, etc.

Respeito seu ponto de vista, seu esforço, mas sugiro você conheça essas duas ferramentas. Dá para ganhar muito dinheiro com elas, por exemplo oferecendo soluções inteligentes para resolver problemas específicos. E você não precisa desenvolver o miolo do software... Já está pronto.

Também acho válido quem utiliza outras soluções (pior é ficar fora da WEB). Particularmente falando, eu prefiro os padrões de mercado.
José Ruiz
JR&A
Esqueça os rótulos. Seus atos são inclusivos ou excludentes? É tudo que eu preciso saber a seu respeito.
Imagem

Responder

Voltar para “Profissão: Corretor de Imóveis”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante