O que é necessário para ser um corretor de imóveis rurais?

Você compra ou vende imóveis rurais? Então venha discutir aqui as idéias, técnicas e recursos necessários para uma boa atuação nesse nicho de mercado.
mfpatta
Altruísta
Altruísta
Registro Profissional: 3603PF
UF: PR
Fone: 044-9905.7334
Contato:

O que é necessário para ser um corretor de imóveis rurais?

Mensagem por mfpatta » 27 Mai 2008, 10:26

Eu acredito que além do titulo de corretor credenciado, são necessários alguns conhecimentos na área. Por exemplo: como um corretor vai falar de terras se não conhece os tipos de solo existente? existem vários conhecimentos que um corretor desta área precisa saber, como: tipo de vegetação, clima, solo... se for na área da Agropecuária, tipo de gado (holandes, PO, nelore...) a finalidade (de corte, de cria/recria/engorda), tipo de pastagem (braquiária, braquiarão, brizantão...) capacidade de cabeça por hectare. O mesmo acontece com propriedades na área da Agricultura, ou seja tipos de cultura que se produz, clima, infraestrutura, comercialização e principalmente o tipo de solo, alem de várias outras coisas.

Tambem é de grande importância, alguns itens materiais como por exemplo:
Opcional: Óculos escuros, chapéu, GPS, máquina fotográfica entre outros itens.
Essencial: Veiculo Automotivo como uma caminhoneta para 5 pessoas, celular, computador, agenda de compromissos.

Eu tenho no meu escritório: Mapa do Brasil, Mapa do Estado, GPS para alem de marcar pontos, medir área e localizar a fazenda no Google Earth, um mapa das fazendas do município que é normalmente encontrado na prefeitura ou com o sindicato rural, computador de mesa (desktop) e um Notbook, conectados a internet e a impressora. Edital para fixar informações sobre o Mercado de Terras e ofertas de Máquinas Agrícolas, gado, tabela de honorários. Máquina fotográfica. Alem de objetos de escritório em comum.

Sempre tenho em mãos contratos em brancos, para serem preenchidos a caneta em caso de urgência, utilizo uma pasta com divisórias, tipo pasta sanfonada com as seguintes repartições: Recibo de Sinal, contratos com e sem exclusividade, contrato de arrendamento, contrato de compra e venda, termo de visita, CRECI, analises de solo, preço de terras, áreas a venda. Este modelos de contratos, são simples sem muitas condições ou clausulas, porque já ouvi muitos corretores falarem que perderam um negócio porque não tinha um contrato no momento da negociação.

"O Corretor de Imóveis Rurais tem q saber falar a lingua do Cliente" Assim como a maioria das profissões.
Marcos F. Patta - CRECI/MS 3603
Intermediacoes em Imoveis Rurais
67-9977.7304 - 44-9905.7334
MSN/Skype: mfpatta@hotmail.com
Web Site: http://www.eimob.com

Responder

Voltar para “Imóveis Rurais”