Tipos de Corretores de Fazendas

Você compra ou vende imóveis rurais? Então venha discutir aqui as idéias, técnicas e recursos necessários para uma boa atuação nesse nicho de mercado.
mfpatta
Altruísta
Altruísta
Registro Profissional: 3603PF
UF: PR
Fone: 044-9905.7334
Contato:

Tipos de Corretores de Fazendas

Mensagem por mfpatta » 27 Mai 2008, 10:56

De modo geral, os corretores podem ser de dois tipos: Empresários (possuem Imobiliárias) e autônomos (possuem Escritórios Imobiliários) e ainda temos os corretores autônomos sem ponto fixo.

Mas nesta área, eu percebo que existem alguns tipos diferentes de corretores de imóveis rurais, ou seja, cada corretor trabalha de uma forma, de uma maneira diferente e muitos exploram a oportunidade ou o momento. Por exemplo: Com esses cursos pela internet de Gestão Imobiliária, ficou mais fácil tirar o CRECI, então o companheiro que é vendedor de insumos agrícolas como sal, máquinas agrícolas ou até mesmo o profissional como Agrônomo ou Veterinário, realiza o curso em casa, tira o CRECI, e assim utiliza uma profissão como auxiliar da outra. Este profissional é o corretor de oportunidade, porque ele realiza uma intermediação somente quando tem o vendedor e comprador nas mãos, isso porque a profissão principal dele é outra, e a de corretor é uma profissão complementar.

Não estou julgando ninguém, apenas colocando minha visão.

No meu caso, acredito ser um corretor dedicado a profissão, isto porque minha principal atividade é a intermediação de imóveis rurais, tenho um escritório imobiliário aberto todos os dias para tratar somente deste assunto, apesar de também tratar da compra e venda de gado, que é muito comum na região, mas preferi deixar uma pessoa que já trabalhava na área, somente para isto. Porém existem outros profissionais que tem uma imobiliária e trabalha com imóveis rurais e urbanos, o corretor de imóveis em geral, mas percebo que este profissional não consegue abraçar a profissão de corretor de imóveis rurais por inteira, porque a intermediação de imóveis urbanos são de maior liquidez, rendem mais rápidos, e acredito darem um boa dor de cabeça, assim este profissional não tem muito contato com o setor rural.

Uma coisa que muito tenho percebido nas empresas imobiliárias que trabalham com imóveis rurais e urbanos, é que o corretor credenciado procura trabalhar somente com residências e deixa a área rural para "picaretas". No meu escritório tenho uma pessoa para fazer o papel de atendente, ou seja aquele que faz o relacionamento de aproximação, de conversa, de esclarecimento, mas este individuo não sai do escritório para intermediar uma negociação, nem mostra as propriedades, cabendo este papel ao corretor.

E por falar em picaretas, que são os "corretores" sem CRECI, ou seja sem credenciamento legal, temos aqueles que se apóiam em uma Imobiliária, tambem o picareta que trabalha junto com o corretor autonomo e ainda o picareta digamos autonomo, que trabalha por sua conta, sozinho.

Obs: Sobre os picaretas abrirei um tópico somente para este assunto, para expor minha opinião.
Marcos F. Patta - CRECI/MS 3603
Intermediacoes em Imoveis Rurais
67-9977.7304 - 44-9905.7334
MSN/Skype: mfpatta@hotmail.com
Web Site: http://www.eimob.com

Responder

Voltar para “Imóveis Rurais”