O falso Corretor

Você compra ou vende imóveis rurais? Então venha discutir aqui as idéias, técnicas e recursos necessários para uma boa atuação nesse nicho de mercado.
mfpatta
Altruísta
Altruísta
Registro Profissional: 3603PF
UF: PR
Fone: 044-9905.7334
Contato:

O falso Corretor

Mensagem por mfpatta » 27 Mai 2008, 11:33

Nós sabemos que o picareta é um "corretor" sem CRECI, e também muito confundido com o corretor legalizado, é comum na área de intermediação de imóveis, principalmente na área rural, onde a fiscalização e a lei são falha, para conter este tipo de problema.

O meu caso: Não sei se sou a favor ou contra eles. Isto porque, muitas das vezes necessitamos do trabalho dos picaretas, ocorre que em certas cidades ou regiões não encontramos corretores credenciados que trabalham com imóveis rurais. Já encontrei muito corretor que diz que trabalha com os dois tipos de imóveis, mas ele não conhece nem quem são os produtores rurais da sua cidade. Muitos picaretas, só trabalham com isso, portanto eles têm o conhecimento dos imóveis à venda na região. Meu ponto é um escritório imobiliário em um posto de gasolina, local ideal para a venda de fazendas, porque como o posto é localizado na entrada da cidade e na beira da rodovia, é por aqui que passam os proprietários das fazendas e também os compradores de terra. Mas o ponto também é freqüentado por outros corretores e picaretas, inclusive eles ficam na porta do meu escritório, se tornando difícil trabalhar com as vendas na região. O proprietário do posto não fala nada, apesar de não gostar da situação, e até a fiscalização já veio no posto e apenas conversou com os picaretas, mas dizem que nada podem fazer sem provas ou testemunhas.

Como por enquanto a lei não é alterada, dando exclusividade à venda de imóveis a corretores credenciados, eu acredito que temos de criar a consciência do produtor rural para não procurar o picareta e sim um corretor credenciado, dando mais garantia a negociação. Peça uma opção ao produtor, mesmo que ele não queira dar, peça então uma opção sem exclusividade, assim você estará garantindo sua comissão futuramente. Mas o que podemos falar para tentar convencer o proprietário rural a dar uma opção de venda? Eu tento explicar o seguinte:

1º Que com a carta opção (exclusividade) você irá correr atrás de um comprador, porque está assinando um compromisso com o produtor alem do que, a opção tem validade e você não quer perder o negócio, portanto irá tentar agilizar a procura por um interessado.

2º Fale como você irá agilizar essa procura, ou seja que você irá compartilhar da informação com outros corretores parceiros os quais você mantém contato, e que você tem parceiros em toda a região e em vários estados do Brasil.

3º Comente o que acontecerá caso ele deixe a sua propriedade nas mãos de picaretas ou vários corretores, ou seja ele irá receber inúmeras ligações e propostas sem fundamento. O picareta não divulga a propriedade para outros corretores, porque ele teme que a fazenda seja vendida sem sua participação, assim ele guarda a informação de que a propriedade está à venda com ele, esperando aparecer um comprador "na sua frente", por isto algumas propriedades demoram vários meses e até anos a serem vendidas. O picareta não tem compromisso com nenhum dos lados, interessando apenas a ele realizar a venda e receber a comissão.

4º Com a opção de venda, você além de compartilhar a informação com outros parceiros, você poderá anunciar no jornal impresso e ainda colocar na internet.

Mas mesmo assim o que acontece é que muitos proprietários rurais, não querem que ninguém saiba que eles estão vendendo a propriedade, isto porque ele pensa que todos iram imaginar que está com dificuldades financeiras e não quer passar esta vergonha, acabando assim dificultando a venda da sua propriedade.
Marcos F. Patta - CRECI/MS 3603
Intermediacoes em Imoveis Rurais
67-9977.7304 - 44-9905.7334
MSN/Skype: mfpatta@hotmail.com
Web Site: http://www.eimob.com

Responder

Voltar para “Imóveis Rurais”