Página 1 de 1

Aparelhos de gás exigem cuidados nesta época do ano

Enviado: 13 Mai 2008, 22:10
por lelure
Aparelhos de gás exigem cuidados nesta época do ano

A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), órgão de fiscalização da Prefeitura de Curitiba, alerta a população para a manutenção de equipamentos a gás instalados em casas e apartamentos. O objetivo é prevenir os moradores contra acidentes, evitando ocorrências que podem levar à morte pela inalação do monóxido de carbono liberado pelos aparelhos quando instalados em local fechado.

O risco é determinado pela queima inadequada do gás que, nesta situação, resulta em eliminação do monóxido de carbono, um subproduto da queima que é jogado no ambiente. A inalação do monóxido não é percebida porque o gás não tem cheiro, provocando inicialmente o desmaio e podendo até matar. “O vazamento do gás pode provocar intoxicação e o alerta também vale para possíveis explosões no ambiente”, afirma o engenheiro da Cosedi Jorge Castro.

Para garantir mais segurança, o engenheiro recomenda para que o ambiente onde ficam instalados os equipamentos seja arejado, com ventilação permanente. Outra atitude indispensável é para que moradores e síndicos solicitem vistorias periódicas, para detectar possíveis vazamentos na tubulação e nos equipamentos ligados aos botijões.

Fonte: Bem Paraná