A importância dos Pára-raios

Construção em geral, Arquitetura, Engenharia, supply
lelure
Altruísta
Altruísta
Mensagens: 67
Registrado em: 02 Ago 2006, 00:29
Registro Profissional: 065005
Cidade: Nova Friburgo
UF: RJ
Localização: Nova Friburgo
Contato:

A importância dos Pára-raios

Mensagem por lelure » 13 Mai 2008, 22:16

Professor de física destaca a importância da manutenção de pára-raios após incêndio em Teresina

Depois do incêndio no 22º andar do edifício Mansão Excalibur, no último sábado(26), que há suspeitas de ter sido provocado por um raio, as discussões sobre a incidência de raios voltou à tona. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou que Teresina é a terceira cidade com maior incidência de queda de raios, perdendo apenas para São Paulo-SP e Belém-PA.

O professor de física, Isbael Emídio, destaca que a manutenção dos pára-raios deve acontecer constantemente, já que eles são os responsáveis por evitar que os raios atinjam edificações e causem mortes. A queda de raio pode chegar a 100 raios por segundo.

“Os síndicos devem estar atentos para as condições técnicas de uso dos pára-raios, para que eles absorvam os raios e os mandem para as profundezas da Terra, caso isso não aconteça ele será apenas um condutor do raio pela rede elétrica, o que pode causar incêndios e até morte de pessoas”, alerta o professor.

Segundo Isbael, a descarga elétrica de um raio pode chegar a 200 mil de ampères. “Só para se ter uma idéia, quando levamos um choque em casa, a descarga, em média, é de um centésimo ampère. Então é muito forte a descarga de um raio”.

Durante tempestades, as pessoas devem evitar ficarem em campos abertos, próximo a postes, embaixo de árvores isoladas, em contato com água, porque são os alvos mais comuns dos raios. “Se estiveram em campo aberto, a pessoa deve se agachar e segurar as pernas, até que a tempestade passe, isso evita que sua cabeça seja alvo da descarga”, explicou.

MAIS DICAS

Outros cuidados devem ser levados em consideração, por exemplo:
- Desligar das tomadas aparelhos eletrônicos;
- Evitar tomar banho;
- Evitar falar ao telefone fixo;
- Evitar ficar descalço;

Fonte: Cidade Verde

Responder

Voltar para “Construção e Reforma”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante