Vale a pena ter página no Facebook prá vender imóveis?

Informação sobre intermediação imobiliária, processos do setor, documentos, técnicas de vendas, etc.
ruiz
Staff
Staff
UF: RS
Fone: 51-9 92261244
Contato:

Vale a pena ter página no Facebook prá vender imóveis?

Mensagem por ruiz » 25 Mai 2017, 12:22

Apesar do título remeter ao Facebook, vou ampliar a abordagem e tentar responder o seguinte:

O que funciona e o que não funciona para vender imóveis?

Apesar de toda a modernidade que nos cerca, com toda essa super oferta de tecnologia, de internet, gadgets e o escambau, a verdade é que o processo de compra e venda de imóveis continua sendo o mesmo de várias décadas atrás.

Qual o conceito básico por detrás desse processo?
Imóvel é um bem de raiz, infungível, a maioria das pessoas compra ou vende 1 ou 2 em toda a sua vida, em um processo inter-vivos relativamente complicado, que requer assessoria especializada.
As duas últimas palavras da sentença acima compõem a essência da profissão de Corretor de Imóveis.

Grava aí: "assessoria especializada"..

Porém, na última década, o nosso "universo" foi transformado pela combinação de 2 fenômenos "estruturantes":
  • um super aquecimento (maroto, artificial) do mercado imobiliário
  • a popularização da internet e o consequente fim do monopólio da palavra
Por "fim do monopólio da palavra" entenda o seguinte: hoje em dia a internet permite a qualquer um anunciar imóveis. Existem centenas de opções, muitas delas gratuitas.

E isso é um chamariz para aventureiros.. que transformou o modelo de negócio.

Enquanto a demanda estava alta, havia um corre, corre, venda "por transbordamento" (lançamentos inteiros vendidos em questão de horas), o setor imobiliário (infelizmente) tratou de se acomodar à essa nova realidade e também mudou suas prioridades:
  • saiu a assessoria especializada (avaliação imobiliária praticamente foi varrida do mapa)
  • entraram as técnicas de vendas na internet
Aí virou uma quizumba.

Não tinha que ser assim.

Foi nesse ponto que as lideranças do mercado entregaram a "direção do setor" para a uma nova indústria.

A indústria do marketing imobiliário

Eu não vou me estender nesse assunto, e também não quero me indispor com meus amigos do marketing imobiliário, então serei breve.

O resumo é que os caras "colocaram os carros na frente dos bois".

Tem muita "estrela" do marketing imobiliário que nunca vendeu um imóvel na vida e quer ensinar corretor a vender.

E como eles tem que ser muito criativos (é um mercado ultra-competitivo), acabam criando soluções mirabolantes que refletem exatamente o exposto acima: nada de assessoria especializada, só exposição de vendas, "tudo" se resumindo a uma estratégia de marketing.
  • Criaram o "Corretor de semáforo" (meu Deus);
  • Tem gente tentando vender imóvel pelo Whatsapp
  • Existe "Curso de Panfletagem"
  • Imobiliária virou empresa de telemarketing
  • Existem listas de "potenciais" compradores (rs..), de imóveis captados (como assim?)..
Enfim, eu poderia citar aqui dezenas de exemplos de "ideias estapafúrdias" que, se funcionaram algum dia (tenho sérias dúvidas), hoje não funcionam mais.

É nesse contexto que vou te falar de 2 ferramentas que talvez você use da forma errada, que é o seu próprio site e a página no Facebook (ou em qualquer outra rede social).

E prá calibrar a expectativa, vamos combinar: funciona aquilo que faz seu telefone tocar.. e do outro lado da linha, um cliente querendo falar contigo.. o resto é firula.. ok?

Então vamos lá:

Seu Site

A indústria de Marketing produz sites lindos, cheios de funções, luzinhas piscantes, layout impecável, etc.

E você precisa de um site.

É como se fosse um cartão de visitas.

Só que digital e com muito mais poderes, não?

Mas o seu site não vende. Ele não vai fazer seu telefone tocar (ou alguém te enviar um email, etc.)..

É uma grande ilusão achar que vai comprar um site desses (com mensalidade de R$ 100) e vai "aparecer" na internet, não vai.

Comprar um site equivale, comparando com o passado, a comprar uma linha telefônica comercial.

É bom. Todos deveriam ter..

Mas não serve prá nada se só você sabe o número. Como é que as pessoas vão saber o seu telefone?

Quando o cidadão resolve comprar um imóvel, como é que ele vai encontrar teu site na internet?

Simplesmente não vai.. a não ser que na sua cidade só tenha vc e mais uns 3 vendendo imóvel, e olhe lá..

Mas a realidade é que a internet tem zilhões de sites, o seu é só mais um.

Tenho vários colegas indignados porque compraram um site super bacana, mas não obtiveram nenhum resultado em vendas.

Não tem como.

Para o seu site tornar-se competitivo, vc precisa de uma CONTÍNUA estratégia de marketing digital, e só as grandes empresas conseguem sustentar uma estrutura com esse objetivo.

Além do mais, terá que competir com portais enormes (Zap, Viva Real, Imóvel Web, etc.) e diversas soluções para smartphones que "pulam" na frente de potenciais (e escassos) clientes.

É um Davi versus Golias, mas sem romancear.. o Golias sempre vence..

Página de imóveis no FacebooK?

É a mesma coisa, mas com resultados ainda piores do que os sites.

É bom você ter uma página no Facebook, é bom criar uma rede de relacionamentos, conquistar fãs, etc.

Mas nem a pau que você vai vender imóvel pelo Facebook, isso simplesmente não existe, a não ser que vc esteja usando publicidade paga, mesmo assim o resultado é mínimo..

As pessoas entram no Facebook para NÃO tomar decisões.

Ninguém entra no Facebook para comprar imóveis, a rede não foi feita para isso.

Aquelas publicações em grupos de imóveis são completamente inúteis.

Certamente você já viu aquelas páginas de classificados no Facebook?

Algumas tem mais de 100 mil seguidores.

Sabe quando alguém vai vender alguma coisa por ali? Nunca.

Você pode até vender uma ideia, um serviço, um evento, mas uma coisa, muito difícil..

As chances de um potencial cliente visualizar o seu anúncio são nulas.

É igual panfletar.

É você supor que vai entregar um panfleto para uma pessoa no meio da rua, ela olhar prá vc e dizer: "oh, estava mesmo pensando em comprar um apartamento igualzinho esse do folheto, que bom que vc me lembrou.. vamos lá fechar negócio..". Gente, isso não existe.

Facebook serve para você construir sua imagem, divulgar conceitos que seus clientes admiram.

Prá vender imóvel, nem pensar.

Então, o que funciona?

Ao invés de só listar minha opinião, te convido a refletir sobre essa questão.

Faça um exercício simples, mas fundamental: esqueça por um instante que você é do ramo, finja que você é o cliente e quer comprar um apartamento. O que vc faria?
  • entraria no Facebook para ver se toparia com um anúncio oferecendo um imóvel do jeito que vc quer?
  • andaria loucamente pelas ruas para talvez encontrar alguém que lhe dê um panfleto?
Pense..

No meu ponto de vista, o fundamental é você ter um nome no mercado e as pessoas conseguirem te encontrar.

E para isso acontecer, indico o seguinte:
  • Especialize-se! Tanto geográfico quanto por tipo de produto e padrão econômico;
  • Construa um portfólio decente.. esqueça a quantidade, foque na qualidade..
  • Jamais pegue um imóvel que você sabe que está fora de preço, que não é vendável.. quando o cliente desconfia do preço, é o seu nome que vai para o ralo;
  • Na medida do possível, só trabalhe com exclusividade, valorize-se;
  • Invista nas placas, mas não aceite disputar espaço em poste cheio de placas concorrentes, seja exclusivo;
  • Participe de redes profissionais, converse muito, muito mesmo, com seus colegas locais;
  • Aceite parceria meio a meio;
  • Mantenha anúncios nos grandes portais (cuidado, tem uma armadilha aqui!);
  • Tente colocar seu site nos primeiros resultados de busca do Google (representa quase 80% do mercado);
  • Estude, estude, estude, faça cursos, ensine, ajude os outros.
O que vc acha?
José Ruiz
JR&A
Esqueça os rótulos. Seus atos são inclusivos ou excludentes? É tudo que eu preciso saber a seu respeito.
Imagem

Responder

Voltar para “Técnicas Imobiliárias”