Cartão Aluguel - CEF

Informação sobre intermediação imobiliária, processos do setor, documentos, técnicas de vendas, etc.
Avatar do usuário
ruiz
Staff
Staff
Mensagens: 480
Registrado em: 05 Nov 2004, 16:02
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Fone: 51-9 92261244
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Cartão Aluguel - CEF

Mensagem por ruiz » 09 Ago 2007, 12:09

Caixa lançará modelo inédito de crédito para garantir os pagamentos mensais dos aluguéis
27/7/2007

Rio - A Caixa Econômica Federal lançará o cartão aluguel para facilitar os interessados na locação de imóveis. A nova modalidade vai dispensar as exigências de garantias, como fiadores, seguros-fiança, títulos de capitalização ou os três meses de depósito. Quando for lançado, inquilinos poderão solicitar o dinheiro de plástico nas agências da Caixa.

O anúncio da nova garantia locatícia foi feito pelo vice-presidente de Negócios Bancários e Imobiliários da Caixa, Fábio Lenza, em reunião com o Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo).

Segundo o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, a Caixa vai analisar a capacidade de pagamento dos inquilinos antes de conceder o cartão aluguel. Em seguida, interessados em alugar um imóvel deverão procurar a imobiliária e passar o cartão para o pagamento da locação. A despesa será quitada mensalmente pelo inquilino por meio do extrato. “O locador terá a garantia de um banco. Nesse caso, de uma instituição financeira do governo”, afirma Neto.

O presidente da Creci diz que a Caixa estuda também antecipar o pagamento integral do aluguel para o locador, mas, no caso, o banco cobrará juros pela operação. O contrato de locação é feito, em média, por 30 meses.

A instituição está definindo o valor da anuidade do cartão aluguel, que será pago pelo inquilino, e o percentual a ser cobrado das administradoras de imóveis que optarem pela nova garantia.Neto destaca que existem 6,5 milhões de imóveis alugados no País. Para a entidade, o modelo vai revolucionar o mercado de locação e trazer de volta o investidor de imóveis para alugar.

“O cartão também vai contribuir para reduzir o preço de aluguel porque os proprietários vão querer locar seus imóveis. Haverá grande quantidade de ofertas”, prevê Neto. Ele lembra que a idéia partiu de uma solicitação do Creci-SP para a implantação de um seguro-fiança social que atendesse a uma parcela da população que não dispõe de garantias para alugar um imóvel: “O banco realizou diversos estudos de mercado e investiu nesse produto que, certamente, beneficiará os menos favorecidos porque atende a todas as faixas de renda.

Secovi Rio quer mais detalhes

O vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi Rio), Manoel Maia, apóia o novo modelo de garantia locatícia, mas afirma que é preciso ter certeza de que o cartão aluguel não vai significar mais despesas para os proprietários, que já pagam mensalmente pela administração do imóvel. Ele destaca também a data de pagamento do aluguel com o modelo. Atualmente, a imobiliária tem até o dia 10 para depositar o dinheiro na conta dos proprietários: “O cartão de crédito normal dá até 40 dias para pagar. Se a nova garantia seguir esse modelo, será um empecilho”.

Maia explica que o mercado de locação tem usado o seguro-fiança, mas o produto ainda é caro para as famílias com renda mais baixa. A linha representa quase um mês e meio de aluguel e dos encargos (condomínio, Taxa de Incêndio e IPTU). Se essa despesa for de R$ 1 mil, o inquilino terá que pagar pelo seguro-fiança R$ 1.200 por ano. Outra opção é o título de capitalização que, em média, representa um ano de aluguel. “O problema é que fica puxado para o inquilino pagar as despesas mensais com a moradia e mais o custo da garantia”, diz Maia.

COMO VAI FUNCIONAR

CARTÃO ALUGUEL
O inquilino terá que procurar agência da Caixa Econômica Federal para solicitar o dinheiro de plástico exclusivo para o aluguel.

AVALIAÇÃO
A Caixa vai analisar a ficha cadastral dos interessados para conceder a nova garantia de locação. Inquilinos vão pagar o aluguel mensalmente por meio do extrato enviado à residência.

DESPESA
O inquilino será o responsável pelo pagamento da taxa de anuidade do cartão. A cobrança já é conhecida para quem usa o modelo.

IMOBILIÁRIA
De posse do cartão aluguel, os inquilinos devem procurar a administradora de imóveis e escolher o apartamento. Em seguida, é só passar o cartão exclusivo da Caixa Econômica para fazer a operação a fim de garantir o fechamento do negócio, sem fiador ou outra garantia.

INADIMPLÊNCIA
Secovi lembra que a inadimplência na locação ainda é muita alta. Atualmente, representa de 9% a 10%. Isso porque o Judiciário é muito lento para julgar uma ação de despejo. À vezes, o proprietário ou administradora leva mais de uma ano para retomar o imóvel.
Fonte: http://www.portaldoconsumidor.gov.br
José Ruiz
JR&A
Esqueça os rótulos. Seus atos são inclusivos ou excludentes? É tudo que eu preciso saber a seu respeito.
Imagem

parente
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Mai 2009, 02:45
Registro Profissional: advogado
Cidade: rio de janeiro
UF: RJ

Re: Cartão Aluguel - CEF

Mensagem por parente » 31 Mai 2009, 02:55

Caro colega,

O cartão aluguel da CEF já está em atividade? Não escuto falar aqui no Rio...

Abs

Edison Parente
edison@administradorarenascenca.com.br

Avatar do usuário
alexandremaciel
Profissional
Profissional
Mensagens: 27
Registrado em: 25 Jul 2008, 09:40
Registro Profissional: 6494PE
Cidade: Caruaru
UF: PE
Fone: 081 37219974
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Cartão Aluguel - CEF

Mensagem por alexandremaciel » 31 Mai 2009, 08:45

Infelizmente, essas idéias que poderiam facilitar a relação entre locador e locatário, demoram a sair do papel. Com a facilidade de crédto para aquisção, acho que aidéia foi colocada de lado. Só que existem aquelas pessoas que precisam alugar um imóvel quando mudam de cidade e aquelas que recebem o salário através de conta-salário. As instituições financeiras deviam pensar ao menos nessas pessoas. Certamente eles não evoluiram na idéia por ela carecer de garantia como um fiador, por exemplo, ou o próprio empregador.
Alexandre Barbosa Maciel

Responder

Voltar para “Técnicas Imobiliárias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante