Pesquisa de mercado

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SauloBezerra
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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por SauloBezerra » 18 Mar 2009, 07:55

Olá Pessoal

Não querendo polemizar, nem querendo ir de encontro com a opinião dos demais colegas, faço apenas minha contra posição e esclarecimento ao exposto acima pelo colega Marcos:

Inicialmente gostaria de que o Marcos entendesse quanto a sua primeira colocação que a idéia da perquisa de mercado será uma coisa que irá gerada conforme o colocado acima, a cada período de 3 meses, então se esse primeiro trimestre já esta acabando não implica que esse mesmo período se repetirá em 2010, porque a idéia inicial é de que esse quadro gire em seu próprio eixo, onde a cada trimestre teremos um quadro perfil para o período seguinte.

Quanto a perspectivas futuras diria que: toda e qualquer empresa, seja grande ou pequena, todo e qualquer profissional, seja lá em que área atuar, que não traçar metas e objetivos, dificilmente chegará a algum lugar ou posição. Tudo e todos os comportamentos relacionados sejam, na sua vida pessoal ou profissional tem que esta assentado em alguns pilares básicos como: Planejamento, Organização, Execução e Controle.
Pensando dessa forma acredito sim que se cada um se planejar onde pretende chegar, se essa mesma pessoa se organizar para desenvolver seu planejamento, procurar executar o seu o seu planejamento de forma organizada e com as orientações de seu planejamento e acompanhar corrigir quando necessário sua ações, com certeza pode sim enxergar a frente uma perspectiva, porque não?
Quanto ao objetivo de colher dados em todo Brasil e divido por região, na verdade esse deverá ser um fator importante porque cada local ou região tem suas próprias características e peculiaridades e isso é que faz a diferença quando vamos ter por todos esses motivos um IVV para cada região. O que faz ou leva uma região a ter um melhor ou maior IVV, não implica necessariamente que outra tenha os mesmos resultados e desempenho.
Para concluir temos que ver a coisa como coleta de informações através de um questionário, o qual após tabulado e processado virá apresentar um espelho para avaliações e aproveitamento de focos e nichos de mercado de uma determinada região e não casos isolados ou individualizados. Uma visão macro de cada região pode e com certeza vai ajudar no trabalho de desenvolvimento de planejamento de ações de cada um em suas regiões.

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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por ruiz » 18 Mar 2009, 16:22

Pessoal, olha a proposta aí (9 perguntas):

0. Onde ou como você trabalha?
(sou autônomo, escritório até 5 corretores, escritório até 10 corretores, imobiliária até 10 corretores, imobiliária até 20 corretores, imobiliária até 50 corretores, imobiliária até 100 corretores, imobiliária com mais de 100 corretores)

1. Qual a sua perspectiva pessoal de venda para o próximo trimestre
Apto (1 e 2 qts)
Apto (3 e 4 qts)
Casa (1 e 2 qts)
Casa (3 e 4 qts)
Cond. Fechado
Terrenos
Sala Comercial

2. Qual o seu volume médio de vendas (mensal – individual)
(faixa de menos de R$ 200 mil até mais de R$ 5 milhões)

3. Considerando o volume médio acima, qual o percentual que é feito através de financiamento?
(faixa de 0 a 100%)

4. Qual agente financeiro oferece as melhores condições para o seu trabalho
(escolha B BRASIL, BRADESCO, CEF, CITIBANK, HSBC, ITAU, SANTENDER, CONSÓRCIO)

5. Atualmente, como estão suas vendas em relação ao mesmo período do ano passado
(escolha entre mais x% ou menos y%)

6. Qual a faixa de preço do produto que você mais vende?
(faixa de R$ 50 mil a R$ 5 milhões)

7. Na sua opinião, qual perfil de imóvel apresenta maior liquidez (vende mais rápido)
(apto, casa, ...)

8. Na sua opinião, qual perfil de imóvel apresenta menor liquidez (mais difícil de vender)
(apto, casa, ...)
--------------------------------------------X--------------------------------------------
Explicação:
Essa seria uma pesquisa de índice de confiança... pode ser aplicada a cada uma das capitais do Brasil.

Eu não coloquei valores de imóveis, porque eles variam muito conforme a região. Optei pelo perfil de imóvel (apto, casa, 1qt, 2, 3...);
Também não fiz referência à crise porque acho que ela é passageira e não afeta todas as regiões do país. De qualquer forma, uma leitura de problemas relacionados com a crise está embutida no fator de crescimento (ou redução) em relação ao ano anterior (que está na pergunta nº 5).

E aí? O que vocês acham? Modificamos alguma coisa? Acrescentamos algo?
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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por marcossilva007 » 18 Mar 2009, 19:55

Achei ótima mas sugiro que você poderia fazer uma mixagem com alguns tópicos do Saulo também. Tá tudo bem, tudo ok, legal mesmo a intenção, mas sinceramente eu penso que o ideal mesmo seria um questionário com os corretores se expressando (escrevendo), mas se já é dificil do corretor participar, que dirá escrever o que ele sente ou acha. Vamos em frente.

Uma outra dúvida Ruiz, de posse dessas informações o que você realmente pretende fazer ?

abraços
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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por ruiz » 19 Mar 2009, 08:17

1. Mixagem com os tópicos do Saulo: foi feito, mas ao invés de valores, foram colocados “perfil de imóvel” em função da variação regional (a idéia é copiar essa pesquisa para (quase) todas as capitais do país - o que significa que, de cara, vai ser possível saber de que região o corretor está se referindo). Vocês acham que ao invés de imóvel tipo, devemos usar valores? Isto pode tornar o número de perguntas muito grande... Quanto à crise, a pergunta está embutida na questão 5 (variação das vendas em relação ao ano anterior), e, com ou sem crise, a pergunta continua funcional. Somente o dado específico quanto a vendas de lançamentos não foi abordado. Aceito sugestões... devemos repetir o item 1 (que na verdade são 7 perguntas). Se for assim, tirando os terrenos, teríamos que duplicar a pergunta para cada tipo de imóvel - novos e usados?

2. Você não consegue tabular dados escritos (não consegue identificar uma tendência). Além da dificuldade do pessoal ficar escrevendo muita coisa...

3. Prá que serve a pesquisa? O que fazer com os dados depois? O objetivo da pesquisa é criar uma base de referência, assim como qualquer outra pesquisa em qualquer outro setor: o que está acontecendo no mercado e quais as tendências... Como administrador do fórum, pretendo atrair pessoas interessadas em expor a sua visão particular do mercado e aquelas que querem saber “como os outros estão indo”. Como corretor, tenho curiosidade em saber como o mercado está se comportando, ou seja, o resultado é meramente informativo e será disponibilizado para todos que participarem.

Essa pesquisa, chamada de Índice de Confiança, representa um item de menu lá no portal (que se abre em sub-itens, claro), por exemplo:

Pesquisa
Índice de Confiança
Belo Horizonte
Brasília
Curitiba
Florianópolis
Fortaleza
Goiânia
Manaus
Porto Alegre
Recife
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo
Vitória
Outro tipo de pesquisa 1
Outro tipo de pesquisa 2
Outro tipo de pesquisa 3
...

Ou seja, podemos criar “n” pesquisas...

Aguardo sugestões quanto a abordagem de lançamentos...
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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por SauloBezerra » 19 Mar 2009, 08:36

Olá

Achei muito bom o formato.
Com certeza as perguntas abertas , não se consegue tabular os resultados e ai não teremos como colher os frutos da coleta.
Com relação aos lançamentos, acho que são importantes e não podem ficar de fora.
Perguntas talvez como:

1. Quantos lançamentos em determinado periodo ocorreram em sua região? ou
2. Quais os lançamentos de maior sucesso de IVV em sua região , 1 , 2, 3, ou 4 Qtos? ou
3. Quanto representa sua vendas no segmento de lançamentos? entre outras...

Acho que o assunto lançamento, não poderia estar de fora da pesquisa.

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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por ruiz » 19 Mar 2009, 11:57

Mudei a sequencia de perguntas e eliminei alguns detalhes (tem menos perguntas agora). O que acham?

1. Onde ou como você trabalha?
(sou autônomo, escritório até 5 corretores, escritório até 10 corretores, imobiliária até 10 corretores, imobiliária até 20 corretores, imobiliária até 50 corretores, imobiliária até 100 corretores, imobiliária com mais de 100 corretores)

2. Qual a faixa de preço do produto que você mais vende?
(faixa de R$ 50 mil a R$ 5 milhões)

3. Qual o seu volume médio de vendas (mensal – individual)
(faixa de menos de R$ 200 mil até mais de R$ 5 milhões)

4. Atualmente, como estão suas vendas em relação ao mesmo período do ano passado
(escolha entre mais x% ou menos y%)

5. De modo geral, como você avalia o mercado neste momento
(muito aquecido, aquecido, morno, desaquecido, parado)

6. Você acha que suas vendas (totais) vão aumentar ou reduzir no próximo trimestre?
(percentual)

7. Quais os lançamentos de maior IVV (vendidos mais rapidamente) em sua região?
(seleção de perfil)

8. Qual o percentual das suas vendas que é feito através de financiamento?
(faixa de 0 a 100%)

9. Qual agente financeiro oferece as melhores condições para o seu trabalho
(escolha B BRASIL, BRADESCO, CEF, CITIBANK, HSBC, ITAU, SANTENDER, CONSÓRCIO)

10. Que segmento você encontra maior rentabilidade para o seu trabalho?
(venda de usados, venda de lançamentos, locação)

11. Na sua opinião, qual perfil de imóvel usado que apresenta maior liquidez (vende mais rápido)
(apto, casa, ...)

12. Na sua opinião, qual perfil de imóvel usado que apresenta menor liquidez (mais difícil de vender)
(apto, casa, ...)
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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por SauloBezerra » 19 Mar 2009, 13:21

Na minha opinião esta muito bom.

É só colocar para rodar e vamos aguardar os resultados.

Mais uma vez parabens pela iniciativa

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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por marcossilva007 » 19 Mar 2009, 14:01

Em quanto tempo este questionário estará disponivel para começarmos a participar ???

abçs

Marcos
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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por ruiz » 20 Mar 2009, 07:47

Agora é rápido... acho que 2ª feira já está no ar...
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Re: Pesquisa de mercado

Mensagem por ruiz » 24 Mar 2009, 16:36

Pessoal, as pesquisas já estão liberadas... demorei um pouco mais porque está havendo um problema com os resultados (problemas do software - a empresa responsável está verificando). Esse problema mistura alguns campos de uma pergunta na outra, mas só na hora de mostrar os resultados e não afeta os valores (só mostra os campos - vazios): ou seja, pode responder que os resultados, embora meio embaralhados, são fiéis.

Outro detalhe: como estamos na última semana de março, deixei as pesquisas abertas e só vou reiniciá-las na 1ª quinzena de abril. As próximas somente serão acessadas por usuários cadastrados.

Este tópico serviu para a gente desenvolver a idéia. Novas sugestões sugiro que sejam postadas aqui.
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