Pagamento compra imovel

Informação sobre intermediação imobiliária, processos do setor, documentos, técnicas de vendas, etc.
special
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2009, 16:22
Cidade: sao paulo
UF: SP

Pagamento compra imovel

Mensagem por special » 02 Abr 2009, 20:18

Prezados Srs
quando se vai comprar um imovel por segurança é bom que o pagamento seja feito na hora em que estiver perante o escrivão? ou nem todos aceitam isso, pedindo o dinheiro antes? no caso do pagamento antecipado o que deve constar no recibo? ou qual o melhor procedimento?
agradeço

Avatar do usuário
ruiz
Staff
Staff
Mensagens: 479
Registrado em: 05 Nov 2004, 16:02
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Fone: 51-9 92261244
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Re: Pagamento compra imovel

Mensagem por ruiz » 03 Abr 2009, 09:20

O pagamento do imóvel é feito em duas etapas:

Sinal: pago na assinatura do contrato de promessa de compra e venda, equivale, geralmente, a 20% do valor do imóvel e é o lastro da promessa feita em contrato, ou seja, quem desistir pagará aquele valor como multa (se o comprador desistir, perde o que pagou, se o vendedor desistir, devolve o valor em dobro). Não é obrigatório, mas é muito importante. Quem quer comprar não tem porque não querer pagar o sinal. É importante ressalvar que o fechamento do negócio é na assinatura do contrato de promessa de compra e venda: o resto é mera formalidade. Inclusive é aí que se deve cobrar a comissão de vendas (o negócio foi fechado!). A casos, porém, em que essa etapa é "queimada": paga tudo na assinatura da escritura. O problema é que o negócio pode "dar para trás" e aí perde-se tempo e dinheiro;

Escritura: lavratura da escritura de compra e venda no cartório de notas. Aqui se paga o restante. Pode ser por cheque administrativo ou depósito em conta corrente (normalmente esse trâmite é definido no contrato de promessa de compra e venda).

É extremamente importante saber fazer um bom contrato de promessa de compra e venda e não dá para pensar muito em modelo, pois a cada negócio existem variáveis específicas, tais como parcelamento, prazos de pagamento, pagamento com outros bens móveis ou imóveis, obrigações a cumprir, etc. Portanto, que fique claro: não é um recibo comum. É um contrato, com força de lei entre as partes, tem que ser muito claro e objetivo. Esse documento sempre deve ser feito por um profissional. Em termos gerais, o melhor profissional para isso é o advogado, e o mais barato é o corretor de imóveis. Uma “escorregada” em um contrato de promessa de compra e venda pode representar uma enorme dor de cabeça.
José Ruiz
JR&A
Esqueça os rótulos. Seus atos são inclusivos ou excludentes? É tudo que eu preciso saber a seu respeito.
Imagem

Responder

Voltar para “Técnicas Imobiliárias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante