Página 1 de 1

Câmara analisa criação de Cadastro Nacional de Registro

Enviado: 30 Jan 2008, 23:43
por Fortes
Câmara analisa criação de cadastro nacional de registro de imóveis
22/01/08 - A criação de um cadastro nacional de imóveis, proposta pelo Projeto de Lei 1021/07, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), está sendo analisada pela Câmara. De acordo com o PL, o cadastro será divulgado obrigatoriamente pelos cartórios de registro de imóveis existentes no País por qualquer meio de comunicação social, inclusive a internet. Segundo o projeto, o cadastro será permanentemente atualizado e sua consulta será gratuita.

Para o autor da proposta, a segurança dos negócios jurídicos imobiliários exige "a existência de um meio confiável e rápido para consulta a respeito da situação de um determinado imóvel situado em qualquer localidade do País". Russomanno destacou que "hoje essa consulta é muito difícil e onerosa, tendo o interessado que se deslocar para regiões distantes, muitas vezes sem sucesso, pela ocorrência de fraudes".

O deputado afirmou que a instituição do cadastro nacional de registro de imóveis "trará inúmeros benefícios para a sociedade, tendo em vista que a maior publicidade dos atos de interesse público é exigência constitucional". O cadastro, segundo ele, "proporcionará a transparência dos atos de registro e facilitará a atividade dos profissionais que atuam no mercado imobiliário".

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Agência Câmara

Fortes

Re: Câmara analisa criação de Cadastro Nacional de Registro

Enviado: 01 Fev 2008, 10:06
por ruiz
E por falar nisso, a quantas anda esse projeto? Você tem informações sobre como está hoje?

Re: Câmara analisa criação de Cadastro Nacional de Registro

Enviado: 01 Fev 2008, 10:21
por Fortes
Não estou acompanhando. Mas, vou solicitar um apoio do Deputado de nossa região, Beto Albuquerque, para este projeto.
Creio que seja de suma importância a aprovação, haja vista que deve estar havendo um corporativismo por parte dos Registros...Vamos montar pressão com envio de correspondências aos Deputados Federais e Senadores através de seus E-mails...

Re: Câmara analisa criação de Cadastro Nacional de Registro

Enviado: 01 Fev 2008, 10:55
por ruiz
Pô Fortes, legal isso: se precisar de mim para divulgar, principalmente aqui no Fórum (no Blog) e em outras comunidades, pode contar. Nós estamos mesmo precisando de uma organização. Abraços