A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Sobre informática, novas tecnologias, sites, redes sociais, etc.
Avatar do usuário
ruiz
Staff
Staff
Mensagens: 480
Registrado em: 05 Nov 2004, 16:02
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Fone: 51-9 92261244
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por ruiz » 07 Nov 2006, 12:06

É muito comum observar pessoas que sonham com as benesses do avanço tecnológico e logo em seguida, em se tratando de sites na Internet, se frustram pela absoluta falta de retorno que o investimento dá.

A principal razão dessa falta de retorno é a falta de divulgação do site (existem outras, claro, como sites mal feitos, produtos que não despertam interesse no público, etc.).

Ter um site é como ter uma linha telefônica, adquirida para realização de negócios: se só você e o círculo íntimo à sua volta conhece o número, não vai adiantar nada. Para o investimento da sua linha telefônica compensar, você tem que divulgar o número: colocar anúncios nas listas telefônicas, anúncios em jornal, placas, folhetos, etc. Com a Internet é a mesma coisa.

Se o seu site não for divulgado, é tempo perdido: não adianta nada. Para se ter uma idéia, quando alguém quer procurar imóveis em Fortaleza, provavelmente irá pesquisar nos mecanismos de busca disponíveis. Entre eles, e o maior do mundo, o Google. Se hoje você digitar “imóveis em fortaleza ceará” no Google, ele irá retornar cerca de 600 mil sites com essa informação. Um cidadão comum, muito paciente, vai dar uma olhada nos primeiros 50 a 60 resultados. Se o seu site não estiver entre eles, provavelmente você não terá retorno dessa ferramenta. Teste o seu caso específico: finja que é um cliente e tente encontrar seu site na Internet...

O problema nós já sabemos. Vamos à solução.

Vamos dividir a solução em duas partes: uma mais técnica (intragável para alguns) e outra mais prática, fácil de ser implementada.

I. Tecnicamente falando ...

Metatags:
Existe um conjunto de informações que ajuda os “robots”, que são os programas que visitam o seu site para indexação, a identificarem o mesmo. São declarações chamadas de “metatags”, que precisam estar corretamente preenchidas e em harmonia com o seu site. As mais importantes são:

1. Título: identifica o seu site. É a primeira linha na lista de resultados dos mecanismos de busca.

2. Descrição: uma breve descrição do seu site. Também é apresentada nos resultados dos mecanismos de busca.

3. Keywords: palavras-chave. Conjunto de palavras, separadas por vírgula, que identificam o tipo de produto no seu site.

Configurando seu Site
Antes de passarmos para os itens abaixo, é importante esclarecer que os mecanismos de busca dão importância diferente a cada um desses aspectos. O Google, por exemplo, não leva muito em conta as “keywords”, diferente de outros, que consideram essas palavras chaves como parâmetro para indexar o seu site.

O importante é mantermos a harmonia entre o que você coloca no título, descrição, keywords e o conteúdo do seu site. A disparidade de informações nesses itens pode levar a conclusão de que você esteja praticando “spam” e o seu site será penalizado.

Para evitar ser confundido com um “spammer” siga as dicas abaixo:

Não coloque palavras em seu título, descrição ou keywords que não façam parte do conteúdo do seu site.
Não repita palavras mais do que 3 vezes em cada um dos itens (título, descrição e keywords). De preferência, procure não repetir palavras entre estes itens.
Não deixe páginas iguais em seu site (conteúdo idêntico – fatal).
Não deixe páginas em construção no seu site.
Não deixe links quebrados em seu site.
Confira o português: sites com erros são recusados pelos indexadores manuais.
Evite usar mecanismos de redirecionamento, principalmente se a página de entrada tiver conteúdo completamente diferente da página destino (fatal).

Título
É um item muito importante para alguns mecanismos de busca, especialmente o Google. Procure criar um título com até 60 caracteres e que represente de maneira mais específica possível o seu site. Um bom título considera os elementos “Quem”, “O quê” e “Aonde”. Escreva normalmente, ou seja, não use maiúsculas a não ser no início da frase e antes de nomes próprios (regra que vale também para descrição).

Descrição
A descrição deve seguir a mesma linha de raciocínio do título e indicar claramente o objetivo do seu site. Existe um conceito de “engine friendly” na Internet que estabelece os limites de caracteres que estamos mencionando aqui. No caso da descrição, o limite é de 150 caracteres.

Evite utilizar termos tais como "contém", "apresenta", e semelhantes. Se está na descrição é por que está contido, apresentado no site, sendo palavras supérfluas, desnecessárias.

Nunca utilizar termos tais como "etc.", "e mais", "e muito mais" e semelhantes. Você não tem de descrever todo o conteúdo de um site, mas somente dar uma informação básica desse conteúdo.

Keywords
Palavras Chave: um conjunto de palavras que identifica o seu site. Você pode colocar até 800 caracteres, usar palavras ou frases separadas por vírgulas. Não use palavras “alienígenas” só para atrair visitas (como , por exemplo, colocar a palavra “sexo” – muito procurada – sendo que seu site não tem nada a ver com o assunto).

Conteúdo
Para muitos mecanismos de busca, o que vale mesmo é o conteúdo do seu site. Capriche nas descrições, coloque nomes sugestivos nas fotos e títulos nos links. Na medida do possível, evite scripts (java), applets e coisas do gênero porque os robots simplesmente passam batido por essas instruções.

A importância do rodapé
Dizem (ninguém confirma) que mecanismos como o Google dão especial importância às últimas palavras que encontram em seu site. Assim sendo, vale a pena caprichar em um bom rodapé, algo que sintetize o conteúdo do seu site. Se for bem feito, mal não fará. É comum também usar o rodapé para colocar links para o seu próprio site.

II. Ações Práticas que darão uma força para o seu site

1. Divulgação
Divulgue o seu site para os mecanismos de busca. Os mais importantes, Google, MSN e Yahoo, fazem isso sozinho. Mas, se puder, procure outras alternativas e apresente o seu site. Eu costumo criar um arquivo de texto com as informações que quero cadastrar (título, descrição e keywords), aí saio por aí copiando e colando. Segue abaixo alguns sites de busca aonde você pode fazer isso:

http://www.acheitudo.com/
http://www.aonde.com.br/cadastros.php?opt=url_frames
http://www.exploora.com.br/meuexploora.php
http://www.quede.com.br/
http://www.zarp.net/

Existem milhares destes: procure que você acha. Na hora de fazer o cadastro nestes sites, se possível use um email criado especificamente para isso (alguns mandam uma tonelada de spam para este email).

2. troca de banners
Trocar banners é uma das mais simples, poderosas e baratas maneiras de você divulgar o seu site. Quando alguém clica em seu banner presente em outros sites, é direcionado para o seu site. Isso significa mais visitas e, claro, mais negócios.

Além disso, os mecanismos de buscas elevam o "rank" da sua página quando encontram uma indicação dela em outro site. Não bastassem essas vantagens, a troca de banner tem um aspecto mais interessante ainda: normalmente é gratuita. Não tem envolvimento financeiro. Simplicidade intrigante: na troca de banners, quanto mais você divulga o site do seu parceiro, mais ele se torna importante e divulga o seu. E vice e versa...

3. anúncios online
Existem milhares de sites com classificados de tudo. Alguns permitem além do anúncio a inclusão de fotos e, melhor ainda, a colocação de um link ativo para o seu site. É uma forma barata (normalmente gratuita) de você divulgar seus produtos e, de quebra, seu site: quanto mais links apontados para o seu site, melhor. Seguem abaixo alguns exemplos e, se você procurar, com certeza achará muitos outros:

http://www.anuncie.com/
http://www.anunciosbrasil.com.br/
http://www.bembolado.com.br/
http://www.epopuli.com/
http://www.imoveisvirtuais.com.br/
http://www.sosclassificados.com.br/

4. relacionamentos/fórum
A maioria dos fóruns (inclusive esse em que você está navegando) permite a colocação de links nas assinaturas de seus usuários. Se você participa de algum fórum e não tem links na sua assinatura, está perdendo tempo.

Você pode ter dezenas de mensagens que vendem a sua imagem (se forem boas mensagens, claro) e divulgam o seu site.

Quando o robô do Google passa por aqui, ele dá uma checada em todos os links contidos neste site. Cada vez que ele encontra um link para o seu site ele melhora sua avaliação. Simples assim.

Para colocar um link na sua assinatura (aqui neste site) você deve estar registrado. Se não fez isso na hora do registro, basta editar seu perfil e na assinatura colocar o código abaixo (o conteúdo entre os colchetes é um bbcode, um tipo de linguagem que o fórum aceita. Atenção: eu coloquei o asterisco (*) só para exemplificar).

[*URL]http://www.seusite.com.br[*/URL] e marque o campo "anexar assinatura". Pronto.

Para mais detalhes e funções sugiro dar uma lida no FAQ (http://www.forumimobiliario.com.br/forum/faq.php) e também neste tópico (http://www.forumimobiliario.com.br/foru ... .php?t=144).

Uma vez alterada a assinatura conforme indicado acima, todas as suas mensagens irão conter um link para o seu site. Quanto mais mensagens, melhor. Mas atenção: a qualidade da mensagem (post) é muito importante. Não vale colocar qualquer coisa só para divulgar seu link, pois isso prejudica a sua imagem.


5. assinatura de email
Primeiro de tudo: se você tem um site, seu email deve estar relacionado com ele, exemplo:

Correto: Site = http://www.meusite.com.br, então, email = eu@meusite.com.br
Errado: Site = http://www.meusite.com.br, porém, email = eu@outrosite.com.br
Por “outrosite” entenda yahoo, hotmail, uol, bol, ig, etc.

Corrigido isso, crie uma assinatura para seus emails. Você pode fazer isso configurando a sua conta de email na Internet ou o software de email que você usa. Mas capricha. Não tem porque economizar. Só como exemplo, vai abaixo a assinatura que eu utilizo:

José Ruiz - Creci 5432
JR&A Corretores Associados
http://www.jruiz.com.br
http://www.jrceara.com.br
http://www.riceara.com.br

Fone: + 55 85 8741 10 09
+ 55 85 3268 45 45

Skype: jruizimoveis
Msn: ruiztalhari@hotmail.com

Escritório: Av. Santos Dumont, n° 1687, sala 307, Aldeota.
60150-160 - Fortaleza - Ceará - Brasil


6. Cartões de visita, folhetos ou anúncios impressos
Coloque o endereço do seu site em todos os impressos que utilizar. Ajude as pessoas a te encontrarem.

É isso. Se você seguir as dicas acima, tenho certeza que irá colher melhores resultados da Internet. Faça e surpreenda-se. Afinal, nenhuma das recomendações acima envolve custos. Não custa nada tentar.
José Ruiz
JR&A
Esqueça os rótulos. Seus atos são inclusivos ou excludentes? É tudo que eu preciso saber a seu respeito.
Imagem

Avatar do usuário
isme
Aprendiz 4
Aprendiz 4
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Ago 2007, 00:39
Registro Profissional: 53513
Cidade: Campinas
UF: SP
Fone: 19 3289-4325
Localização: Barão Geraldo - Cidade Universitária - Campinas - SP
Contato:

Re: A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por isme » 16 Out 2008, 01:29

Boa noite!!

As suas dicas são excelentes, no início do ano passado, de 2007, eu estava com o meu site na pagina 30 do google, e trabalhei da forma como você expôs, por orientaçãdo meu genro, e em 20 dias, trabalhadno todas as noites e madrugadas, pelo menos 6 horas todos os dias, eu estava na primeira pagina do Google, em imoveis em Barão Geraldo , imobiliáiras em Barão Geraldo, imobiliárias em Campinas. Depois de todo esse trabalho, foi só conservar, e escrever vários artigos, e colocar artigos, no meu site, nos blogs que criei, e assim conservo sempre na primeira pagina, e alguns em primeiro e segundo lugar da lista. Na época uma empresa especializada para fazer isso, queria me cobrar 6 mil reais, e eu dispensei e fiz tudo sozinha.
Garanto que valeu muito todo esse trabalho. Agora mais do nunca, na situação do mercado, quero mais fazer mais e mais links, para eu colher os frutos de um trabalho arduo, mas com grande retorno.
Parabens pela sua disponibilidade e orientação a todos.
Um grande abraço
Ana Esmeralda Lucas - Ismê
Ismê Assessoria Imobiliária
Campinas - SP -CRECI 53513
http://www.isme.com.br
http://ismeimobiliaria.blogspot.com
019 3289-4325 ou 19 9795-0079

Brasileiro

Re: A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por Brasileiro » 16 Out 2008, 14:19

Muito boa descrição, sem dúvida nenhum.

Como o mercado imobiliária é muito grande e como existe muitos classificados do ramo, recomendo somente de anúnciar nesses que tratar somente do ramo imobiliário, pois os demais podem ser não muito boa para o ranking do seu proprio site, pois tb existe vizinhos não muito boas.
Google ver tudo isso, por isso é importante e fundamental de procura parceiros do mesmo ramo.

@isme

analyse seu site e seu trabalho para a divulgação e precisa dizer, que eu recomendaria de investir em uma cara que entende do assunto,melhor investir 6000 reais hoje e terá muito mais contatos e posições.
Alias o seu site, poderia ser bem melhor, em questão da optimização para os sites de busca e sinceramente o seu código do site é pessimo, isso é somente uma dica, para melhorar - não mim levar mal, ok.

abraços
Alexander

imobiliariaweb
Influente
Influente
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Out 2008, 18:34
Cidade: campo grande
UF: MS
Contato:

Re: A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por imobiliariaweb » 21 Out 2008, 18:56

Isto é verdade
O endereço dos imóveis na internet.

www.imobiliariaweb.com

mfmach
Aprendiz 5
Aprendiz 5
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Nov 2006, 17:48
Localização: Goiania - Goias - Brasil
Contato:

Re: A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por mfmach » 25 Out 2008, 16:55

Muito bom o artigo mencionado.
Imóveis em Goiânia e estado de Goiás - Brasil - Investt – Imobiliárias Aluguel, compra e venda de imoveis em Goiania e estado de Goias. Telefone: 55 xx 62 3541 0000 - http://www.investt.com.br - investt@investt.com.br

imobiliariaweb
Influente
Influente
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Out 2008, 18:34
Cidade: campo grande
UF: MS
Contato:

Re: A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por imobiliariaweb » 21 Nov 2008, 16:51

otimo artigo, parabens
O endereço dos imóveis na internet.

www.imobiliariaweb.com

Avatar do usuário
SauloBezerra
Altruísta
Altruísta
Mensagens: 62
Registrado em: 27 Dez 2008, 02:06
Registro Profissional: 7700PF
Cidade: Recife
UF: PE
Fone: + 55 081 8748 99 61
Localização: Olinda - PE
Contato:

Re: A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por SauloBezerra » 13 Jan 2009, 13:33

Colegas do Forum,
Estou a pouco tempo cadastrado no forum e estou impressionado com a capacidade de muitos dos colegas que passam por aqui e deixam suas impressões , sugestões e dicas preciosas como essas da Internet e Voce partes I,II,III e IV.

Muito proveitoso e de uma competencia impar a forma como o Ruiz abordou o asssunto.

Resta apenas a aguardar o post da Internet e voce - Parte V, to no aguardo,

Avatar do usuário
villeimobiliarias
Influente
Influente
Mensagens: 14
Registrado em: 16 Dez 2008, 12:07
Cidade: Guarapari
UF: ES
Localização: Guarapari
Contato:

Re: A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por villeimobiliarias » 21 Jan 2009, 15:17

Olá Ruiz,
Parabéns pela abordagem e iniciativa.

Essa é uma estratégia que ainda poucos conhecem: SEO,
para um português claro também podemos chamar de Marketing de Busca.
Gostaria de contribuir também com algumas coisas, sou publicitária
e atualmente estou trabalhando 90% para a WEB.

Parte técnica como você se refere, também conhecida como otimização Onpage
(ou seja no próprio site) podem ser feitos também:

1- Para deixar o site mais semântico dê atenção às tags alt das imagens
(lembrando que buscadores não "leem" imagens) isso facilita a leitura dos robôs;

2 - Os negritos e sublinhados em palavras-chave também tem sua relevância;

3 - Escolher uma ou duas palavras-chave para otimizar cada página do site,
e distribui-las ao longo dos textos do conteúdo do seu site;

4 - Procurar entender dos padrões web: W3C, site Maps, Robots, dentre outros.

5 - Quando for criar uma pasta/diretório use: ex: imobiliaria-em-curitiba ao invés de
imobiliariaemcuritiba. O mesmo se aplica aos nomes dos arquivos do seu site;


Para a parte prática, ou seja, de promoção propriamente dita ou ainda em
outras palavras um trabalho mais "palpável". Temos a otimização Offpage:

1- Cuidado nas parcerias e trocas de links e Banners, assim como essa estratégica
pode ajudar, existe também a possibilidade de atrapalhar. Se o site que você tenha
trocado link for banido pelo Google por realizar Black SEO (recursos técnicos com o
objetivo de aumentar o page rank de forma maliciosa) seu site também corre o risco
de sofrer penalizações e cair de posição na lista do google ou ser excluído.

Portanto segue uma dica: Verifique periodicamente os sites onde anuncia e troca links ou banners.
Caso não tenha domínio dessa parte técnica, contrate um profissional competente para isso.
O investimento não é alto e uma vez feito um bom trabalho, seu site irá só "acumular pontos"
para os buscadores.

2 - Procure sempre saber o Page Rank do seu parceiro de troca de links. Quanto maior
melhor para seu site, mais "bem visto" pelo Google e demais buscadores. Essa ferramenta
pode ser baixada e instalada no seu Navegador através do próprio site do google.

3 - Faça chamadas publicitárias com textos claros e coloque o link para o acesso ao seu site
usando as suas palavras-chave;

Neste momento você deve estar se perguntando: Por que essa preocupação toda com os
buscadores? É muito simples. Vou apresentar alguns motivos:

* 50% dos usuários da web chegam a um site através de um mecanismo de busca;
* 64% dos internautas vêem apenas a primeira página de resultados;
* 90% dos internautas vêem, no máximo, as três primeiras páginas de resultados;
* 70% dos cliques em resultados de buscas no Google, por exemplo, vão para os resultados orgânicos;
enquanto os outros 30% correspondem a acessos a links patrocinados;
* É uma mídia conhecida como Diretiva: os clientes vão até o produto, não o produto vai até o cliente;

Fonte: IDG Now

Segue alguns links para auxiliá-los no Tema:
http://www.mestreseo.com.br
http://www.brasilseo.com.br

Bom, espero ter dado a minha contribuição para esse belo trabalho do Sr. José Ruiz,.
Aproveitando também para "vender meu peixe" (risos),
Acesse: http://www.villeimobiliarias.com.br: uma ferramenta online para
Imobiliárias e Corretores - completa e inovadora com integração ao GoogleMaps e Youtube.

Um forte abraço e Boas vendas.
Bianca Fontana.

Publicitária / Planejamento estratégico e Web.
http://www.villeimobiliarias.com.br

tote2000
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Jan 2009, 08:28
Cidade: Itanhaém
UF: SP
Fone: 55 013 8114 98 33
Contato:

Re: A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por tote2000 » 31 Jan 2009, 08:34

Muito interessante todas estas informarções.
Estão todas muito claras, diretas e muito objetivas.

Meus cumprimentos.

Antonio Guimarães
www.imovellitoral.com.br

LIMA11087
Aprendiz 2
Aprendiz 2
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Fev 2009, 18:35
Registro Profissional: 11087
Cidade: brasilia
UF: DF

Re: A Internet e Você - Parte IV - Divulgue seu Site

Mensagem por LIMA11087 » 03 Fev 2009, 19:18

como faço para ter uma boa apresentaçao na net, minha empresa aparecer? estar no google bem posicinado será que alguem pode me ajudar naum sei como proceder...

Responder

Voltar para “Tecnologia & Informática”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes