Página 1 de 1

Venda de imóvel com Inquilino

Enviado: 14 Jun 2009, 20:21
por gamiel
Olá, gostaria muito da ajuda de vcs!!! Quero vender um imóvel, porém ele está alugado, e a algum tempo já comuniquei ao administrador do imóvel a minha decisão, porém este não está fazendo nenhum esforço para vendê-lo, diz que é difícil vender com inquilino, que o inquilino trabalha muito e não tem disponibilidade para mostrar o imóvel, a crise mundial, etc....
Não tenho nenhum contrato de exclusividade com este administrador, ele apenas administra o meu imóvel pois eu moro em outra cidade. Gostaria de saber se posso solicitar a corretagem de outra imoboliária? Como fazer para o inquilino mostrar o apto???

ME AJUUUUDEM!!!!!

Re: Venda de imóvel com Inquilino

Enviado: 15 Jun 2009, 08:29
por ruiz
Legalmente falando, a locação e a venda do imóvel são dois processos independentes, ou seja, nada impede que você coloque seu imóvel para venda em outra imobiliária, salvo cláusula contrária no contrato de administração do imóvel (incomum).

O inquilino tem o direito de preferência, ou seja, se você pretende vender o imóvel por “x” ele tem prioridade sobre os demais pretendentes para adquirir seu imóvel por este valor. Para saber se ele pretende exercer esse direito, ou não, você deverá formalmente avisá-lo da sua intenção de venda. Os corretores e imobiliárias sabem como fazer isso (protocolo ou notificação extra-judicial).

Após manifestar sua não intenção em adquirir o imóvel, o inquilino é obrigado a permitir visitas em horários previamente acordados, normalmente entre as 08h e 18h dos dias úteis.

Nem sempre as coisas funcionam considerando, apenas, aspectos puramente legais. Procure conversar com as pessoas. No caso da administradora, é importante salientar que com a venda ela ganha uma comissão (bem) maior do que toda a receita do contrato de locação e ainda tem a possibilidade de continuar administrando o imóvel. Se não o fizer, perde uma importante receita (com a venda) e certamente a administração do imóvel. No caso do inquilino, é importante salientar que os direitos dele serão respeitados e que existem prazos largos para que ele se mude, se for o caso, sem maiores transtornos. Ou seja, tenha em uma mão a lei e na outra a negociação.

No caso da administradora, ainda, é possível ela vender o imóvel através de parcerias com outros corretores e imobiliárias (caso não tenha pessoal para este fim). Ainda assim, os 50% da comissão de vendas são atraentes...

Boa sorte.

Re: Venda de imóvel com Inquilino

Enviado: 15 Jun 2009, 11:20
por gamiel
Muito obrigada!!! Já informei o inquilino a intenção de venda, mas este não se mostrou interessado( já se passaram mais de 2 meses e ele ainda não me enviou nehuma resposta formal, só falou verbalmente ao administrador), realmente achava que estava "presa" a administradora, e só ela poderia vender o imóvel, sua resposta foi de grande ajuda. Valeu!!!!

Re: Venda de imóvel com Inquilino

Enviado: 15 Jun 2009, 11:30
por ruiz
Mas fique atenta porque eu não falei em "informar" o inquilino. Eu disse "notificar" (através de correspondência protocolada ou notificação extra-judicial). É importante cumprir todas as formalidades: contrate um corretor ou imobiliária.

Boa sorte

Re: Venda de imóvel com Inquilino

Enviado: 16 Jun 2009, 01:53
por alexandremaciel
Uma opção a ser observada é despejar o inquilino, caso a locação tenha sido contratada por prazo igual ou superior a 30 meses (residencial) ou se tiver prorrogada por prazo indeterminado (não residencial), pois vender imóvel ocupado é sepmre mais difícil, salvo se o inquilino for bom e o adiquirente seja investidor.

Re: Venda de imóvel com Inquilino

Enviado: 06 Ago 2009, 01:12
por lelure
Boa, alexandremaciel...
Vender imóvel para quem deseja morar no imóvel onde se tem inquilino, é complicado!
Já tive caso em que o inquilino era uma verdadeira "ingua" e foi difícil.
O comprador quase desistiu do negócio. Por isso é bom saber das intenções do adquirente, pois se for parainvestimento, tudo na paz!
A solução que tive foi oferecer um outro imóvel ao inquilino, que acabou se mudando para outro estado!
Abraços