Consumo de energia sob controle

Construção em geral, Arquitetura, Engenharia, supply
lelure
Altruísta
Altruísta
Mensagens: 67
Registrado em: 02 Ago 2006, 00:29
Registro Profissional: 065005
Cidade: Nova Friburgo
UF: RJ
Localização: Nova Friburgo
Contato:

Consumo de energia sob controle

Mensagem por lelure » 13 Mai 2008, 22:08

Empresa desenvolve equipamento que controla consumo de energia doméstica

Uma parceria entre a Fundação PaqTcPB, através do Laboratório de Eficiência Energética (LEE), e a Companhia Energética do Piauí - CEPISA, irá possibilitar a criação de um equipamento de monitoração capaz de cortar, religar e supervisionar o consumo de energia de clientes residenciais.

O referido projeto é o primeiro desenvolvido pelo PaqTcPB, na área de Pesquisa e Desenvolvimento, para a Cepisa, segundo informou o seu assessor de Pesquisa e Eficiencia, engenheiro Joselito Félix Silva Filho. Segundo ele, a Fundação Parque Tecnológico já é parceira da Cepisa a dez anos, e é responsável pelo Sistema de Avaliação de Perdas de Energia (SIAPE) utilizado pela distribuidora.

De acordo com Joselito Félix, a criação da ferramenta foi motivada pelas dificuldades sofridas pela distribuidora em operacionalizar eventuais cortes de consumidores inadiplentes, em condomínios fechados. Com a utilização do aparelho, este entrave não mais existirá, uma vez que a Cepisa poderá efetuar tais operações de modo remoto via Internet.

O mais interessante do projeto é que o próprio consumidor poderá fazer um auto-gerenciamento da sua conta de energia, com conseqüente redução de consumo e controle dos desperdícios e uso inadequado, via internet.

Em função disso, nessa primeira fase, cuja previsão é de que o sistema seja implantado em novembro, serão instalados aparelhos monitoradores das grandezas elétricas (tipo tensão, corrente, e consumo de energia) nas residências de um condomínio no Piauí. A partir da implantação do aparelho, será possível que o próprio cliente possa ter o controle de seu consumo doméstico.

Para o desenvolvimento dessa tecnologia, a Cepisa está investindo recursos na ordem de mais de R$240 mil.

Fonte: iParaíba

Responder

Voltar para “Construção e Reforma”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante